• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Segurança visita Centro Pop e Assentamento Elizabeth Teixeira

Comissão de Segurança visita Centro Pop e Assentamento Elizabeth Teixeira

Colegiado busca fortalecimento da abordagem social e de segurança no Centro; parlamentares também acompanham trabalho da GCM

Data de publicação: 08/08/2025 14:36 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Colegiado busca fortalecimento da abordagem social e de segurança no Centro; parlamentares também acompanham trabalho da GCM

    Colegiado busca fortalecimento da abordagem social e de segurança no Centro; parlamentares também acompanham trabalho da GCM

  • Comissão também visita Assentamento Elizabeth Teixeira

    Comissão também visita Assentamento Elizabeth Teixeira

    A Comissão de Segurança visitou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop, nesta sexta-feira, 8 de agosto. O colegiado defende a realocação de equipamentos públicos como Centro Pop, Centro de Acolhida, além de base da Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de fortalecer a abordagem social e a segurança na cidade. Nessa data, os vereadores também visitaram o Assentamento Elizabeth Teixeira para acompanhar os trabalhos da GCM no local.        

    Participaram das diligências os vereadores Costa Junior (Podemos), presidente; e Carlinho do Grotta (PL), secretário.

    Centro Pop

    O colegiado foi recebido no Centro Pop pela coordenadora Rosana Gonçalves. Eles questionaram se seria viável a transferência desse Centro de Referência para o prédio onde hoje está instalada uma base da GCM, nas proximidades do Jardim Nova Suíça. Os parlamentares defendem que esse imóvel abrigue tanto o Centro Pop como o Centro de Acolhida, de modo que os dois serviços destinados à população de rua atuem de forma integrada. 

    O Centro Pop fica localizado no bairro Jardim Ibirapuera. Já o Centro de Acolhida fica na região central da cidade, cujo prédio ficaria desocupado com a mudança e abriria espaço para receber a base da GCM e da Defesa Civil, conforme articulam os vereadores. Eles defendem a presença institucional das forças de segurança no Centro.   

    Com relação à realocação do Centro Pop, Rosana afirmou que é possível desde que feitas as devidas adaptações na estrutura do novo prédio, em concordância com as garantias previstas no Plano Nacional de Assistência Social.               

    Assentamento

    A visita ao local foi motivada por denúncia da munícipe Elisdete Dayse de Souza durante reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, no dia 6 de agosto. Ela representa famílias do Assentamento Elizabeth Teixeira e informou que a presença de forças de segurança foi intensificada desde que foi publicada a Portaria Nº 4.913/2025, em julho, destinando cerca de 600 hectares para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a regularização fundiária.   

    No Assentamento, os vereadores conversaram com Elisdete. Ela explicou que em algumas situações a GCM passou pela área e fez imagens dos moradores sem autorização, o que tem gerado desconforto e sensação de intimidação.     

    Durante a visita, foi observado pela Comissão o trabalho ostensivo normal da GCM, segundo Costa Junior.            

      

    Registrado em: Institucional Segurança