• Inicio
  • Notícias
  • Esporte adaptado: Comissão visita Associação Integrada de Deficientes e Amigos

Esporte adaptado: Comissão visita Associação Integrada de Deficientes e Amigos

Vereadores levantam demandas de projetos esportivos dos chamamento públicos para propor avanços

Data de publicação: 08/07/2025 12:24 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Esporte adaptado: Comissão visita Associação Integrada de Deficientes e Amigos

    Esporte adaptado: Comissão visita Associação Integrada de Deficientes e Amigos

  • Vereadores levantam demandas de projetos esportivos dos chamamento públicos para propor avanços

    Vereadores levantam demandas de projetos esportivos dos chamamento públicos para propor avanços

    A Comissão Permanente de Esporte, Cultura e Turismo visitou a Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) nesta terça-feira, 7 de julho. O objetivo foi conhecer o projeto esportivo da entidade, que oferece atividades de atletismo e tênis para pessoas com deficiência (PCDs). Os recursos são do chamamento público de 2024.   

    Participaram da visita os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. Eles foram recebidos pela gerente da Ainda, Kedima Silva e pela assistente social Gislaine Pereira.                           

    Homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, participam dos projetos esportivos da Associação Integrada de Deficientes e Amigos. Em média, 46 pessoas são atendidas hoje em atividades de atletismo e de tênis. Os alunos são acompanhados por profissionais de educação física.

    Conforme plano de trabalho da entidade, essas ações têm como objetivo alcançar PCDs em situação de vulnerabilidade social com aulas adaptadas, para contribuir com processos de socialização, inclusão e integração social e competições, bem como na melhoria de aspectos físicos como força, agilidade e coordenação motora.

    No dia 26 de junho, a Comissão debateu mudanças nas regras e democratização das atividades oferecidas por meio dos editais. Kedima reforçou a importância de manter os projetos de atletismo e tênis adaptados no edital de chamamento de 2025. Também salientou que os alunos atendidos pela entidade pedem que sejam oferecidas aulas de xadrez. O colegiado informou que vai encaminhar à Prefeitura a demanda por inclusão dessa modalidade para PCDs.  

    Transporte

    Uma das dificuldades apontadas aos vereadores foi em relação ao deslocamento dos alunos. Eles dependem do sistema porta a porta do transporte coletivo de Limeira. São quatro veículos disponíveis, contudo a demanda é maior e o projeto poderia atender mais pessoas se houvesse disponibilidade de mais transporte.

    O serviço é assegurado por lei (Nº 6169/2019), para que a pessoa com deficiência tenha acesso ao transporte especial gratuito, bem como de seu acompanhante. O porta a porta busca o cidadão no local de origem e leva-o ao destino e o traz de volta.  

    Registrado em: Institucional Esporte