Encontro acontece bimestralmente com pautas sobre transparência e gestão pública
A Mesa Diretora da Câmara e representantes do Observatório Social do Brasil de Limeira (OSB) abriram a agenda de diálogo de 2022 com a primeira reunião do ano nesta terça-feira, 22 de março. Durante o encontro, os vereadores e observadores alinharam os temas que serão tratados no cronograma integrado de ações. A parceria tem entre os propósitos ampliar os índices de transparência e a qualidade da gestão pública no Legislativo.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), a vice-presidente, Lu Bogo (PL), o primeiro-secretário, Everton Ferreira (PSD), e o segundo-secretário, Betinho Neves (PV), além do secretário Legislativo, Marcelo Lima, e a diretora do Departamento Legislativo, Thaís Simões. Representando o Observatório estavam presentes Raul Soares Groppo, Luciano José Faber, Fernanda Araújo e Marcos Paulino.
A busca por estratégias para expandir a participação popular nos debates sobre atividades legislativas foi um dos assuntos destacados entre o OSB e a Mesa. O Observatório citou a importância da realização de audiências e consultas públicas pela Casa acerca de temas que impactam a cidade. Eles defendem a necessidade de encontrar formas de garantir que os munícipes sejam alcançados pela divulgação e participem de eventos dessa natureza.
O encontro entre a Câmara e o Observatório Social acontece bimestralmente e o trabalho integrado foi elogiado pelo vereador Sidney Pascotto. “É fundamental esse tipo de trabalho para que todos possamos avançar, sempre pensando em tornar a Câmara mais próxima dos munícipes”, destacou. Em janeiro, a parceria proporcionou uma capacitação para ensinar os cidadãos a utilizarem a ferramenta Licitação Transparente, disponibilizada no site do Observatório.
Compromisso
Em dezembro do ano passado, o OSB avaliou que a Câmara avançou no índice de transparência, subindo 20 pontos, e parabenizou a equipe técnica pelos esforços realizados para a elevação do grau de transparência.
Um novo encontro será agendado para avaliação do alcance das metas definidas no Termo de Compromisso com Limeira, assinado pela maioria dos vereadores eleitos em 2020. A agenda de ações e o monitoramento seguem firmados até 2024.