Parceria entre Observatório Social e Câmara traz capacitação sobre Licitação Transparente

Curso Empreendedorismo e Compras Públicas foi realizado nesta quarta-feira, 12/01

Data de publicação: 12/01/2022 12:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Por meio de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Observatório Social do Brasil (OSB) Limeira, foi realizado nesta quarta-feira, 12 de janeiro, o curso Empreendedorismo e Compras Públicas, que ensinou cidadãos a utilizarem a ferramenta Licitação Transparente, disponibilizada no site do Observatório. O objetivo da capacitação foi fomentar a participação dos empreendedores locais nos processos de compras realizados pelo poder público e também ampliar as ferramentas de fiscalização dos vereadores e do cidadão comum sobre a aplicação dos recursos financeiros de órgãos públicos.

De acordo com Raul Groppo, representante do OSB que ministrou o curso, 85% das compras feitas por órgãos públicos de Limeira são realizadas com empresas de outras cidades. O palestrante afirmou que quanto mais os empresários do município atuarem nos processos de compras, mais a economia local será realimentada. “Um levantamento do Sebrae aponta que a cada R$ 1,00 que volta para a cidade ele vira R$ 1,80. Se foi recebido R$ 1,00, essa empresa vai gerar a folha de pagamento dos funcionários, as pessoas vão consumir no comércio local e isso acaba virando uma cascata, um real volta, alimenta a folha, estimula o consumo e assim sucessivamente”, explicou.

Groppo lembrou que a participação de empreendedores locais no processo também aumenta a concorrência e reduz custos para a gestão, otimizando assim o orçamento público. Em seguida, o palestrante demonstrou as informações que podem ser acessadas na ferramenta Licitação Transparente, tais como relatórios sobre evolução dos preços e de fornecedores, modalidades e base de dados. O sistema também tem as opções de consulta por ano, mês, empresa, material ou serviço e localidade do fornecedor.

O curso foi transmitido ao vivo e pode ser acessado na íntegra no canal da Câmara no Youtube.