Prevenção ao uso de álcool e drogas é tema de palestra direcionada a pais e professores

Ação foi realizada pela Câmara Municipal na Emeief Maria Madalena Vasconcellos

Data de publicação: 22/06/2022 10:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira realizou, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, uma palestra sobre prevenção ao uso de álcool e drogas na tarde desta terça-feira, 21 de junho, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva.

O evento faz parte da Campanha de Conscientização e Prevenção à Dependência de Álcool e Outras Drogas, instituída pela Resolução Nº 644/2016, de autoria da ex-vereadora Dra. Mayra Costa, e teve como palestrante o psicólogo e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), Pedro Henrique Pirovani.

Cerca de 50 pais e professores acompanharam as explicações de Pedro sobre drogas ilícitas e lícitas, os tipos de usuários e de como o ambiente, a família, os amigos e as relações estabelecidas no dia a dia podem influenciar no uso das drogas. “A droga às vezes é a consequência da falta de relações saudáveis”, considerou.

Pedro alertou que a principal porta de entrada para as drogas é o álcool e que estudos apontam que 50% dos adolescentes entre 10 e 12 anos já consumiram a substância pelo menos uma vez na vida.

O palestrante falou dos tipos de prevenção ao uso de drogas, a primária, quando ainda não houve o uso; a secundária, quando ainda não há dependência; e a terciária, para recuperação de dependentes químicos. Ele destacou o papel da família e da escola na prevenção primária, por meio de observação e acolhimento, de forma a proporcionar um ambiente seguro para que os adolescentes possam ser ouvidos sobre o assunto. “Precisamos entender qual a circunstância do consumo, estar abertos para conversar com eles sem preconceito e sem culpabilização, para entender o que está acontecendo”, defendeu.

Pedro também esclareceu que é necessário proporcionar atitudes, valores e estratégias comunicativas que favoreçam a neutralização dos fatores de risco para o uso de drogas e a criação de medidas protetivas, buscando o incremento do protagonismo social, o desenvolvimento pessoal e grupal, a amizade, a solidariedade, o diálogo e a convivência, e também incentivar processos culturais e interpessoais.

Campanha

A campanha conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação e da Diretoria Regional de Ensino e é organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão de  Saúde da Câmara, formada pelos vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.

Além deste evento, a Câmara realizou duas palestras no dia 14 de junho para cerca de 570 alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual (E.E.) Professora Margarida Paroli Soares.

Encerrando as atividades, será realizada uma palestra no dia 28 de junho, às 15h, na E. E. Professora Ruth Ramos Cappi para alunos.