• Inicio
  • Notícias
  • Câmara leva palestras sobre dependência química à escola Margarida Paroli Soares

Câmara leva palestras sobre dependência química à escola Margarida Paroli Soares

Ação faz parte de campanha de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Data de publicação: 15/06/2022 09:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Câmara leva palestras sobre dependência química à escola Margarida Paroli Soares

    Câmara leva palestras sobre dependência química à escola Margarida Paroli Soares

  • Palestra no período matutino

    Palestra no período matutino

  • Palestra no período noturno

    Palestra no período noturno

    Com o objetivo de conscientizar jovens sobre os malefícios causados pelo uso de álcool e outras drogas, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire e da Comissão de Saúde da Casa, realizou duas palestras sobre o tema para cerca de 570 alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Margarida Paroli Soares, nesta terça-feira, 14 de junho. 

    As ações foram realizadas no período da manhã e da noite pelos palestrantes Mayra Costa, médica neurologista e especialista em Dependência Química, e Pedro Henrique Pirovani, psicólogo e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

    A vereadora Lu Bogo (PL), vice-presidente da Câmara e da Comissão de Saúde, participou dos dois eventos e recomendou aos alunos que estudem e aproveitem as oportunidades que a vida oferece.

    Palestras 

    Para os alunos do período matutino, a médica Mayra Costa explicou os diferentes tipos de drogas: depressoras, estimulantes e perturbadoras. Ela afirmou que há uma divisão entre as ilícitas e as lícitas, ou seja, que podem ser comercializadas, e que estas são as que mais causam problemas na sociedade.

    A médica alertou que dependência química é uma doença, que cronifica e não tem cura, somente controle e tratamento. Dentre os diversos tipos de entorpecentes, Mayra destacou o álcool, que é considerado como a porta de entrada para outras drogas.

    “A bebida alcoólica causa cerca de 300 doenças no organismo, é responsável por 80% dos acidentes graves de trânsito e por 70% da criminalidade relacionada à violência física e doméstica, por exemplo. Também é responsável por 50% das faltas ao trabalho e 35% das demissões”, apontou a especialista.

    Além dos dados estatísticos relacionados ao alcoolismo, a médica mostrou imagens fortes de acidentes causados por pessoas embriagadas, como forma de impactar os jovens com relação ao problema.

    O vício da nicotina também foi abordado por Mayra Costa. Ela destacou o uso do narguilé, muito popular entre os jovens, e  esclareceu: “uma hora fumando narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros”. Imagens de cânceres provocados pelo tabagismo também foram mostradas aos alunos.

    Pedro abordou os motivos pelos quais as pessoas usam drogas, seja em busca de prazer, relaxamento, modismo ou para se sentir parte de um grupo. Ele alertou que cada pessoa é impactada de forma diferente pelo consumo de drogas, e exemplificou que algumas pessoas experimentam apenas, no entanto, outras se viciam muito rápido, isso porque cada organismo se comporta de um jeito e existem fatores genéticos que podem predispor o indivíduo ao vício.

    Ele convidou os alunos a focarem na vida que levam, buscarem atividades que dão prazer e não se envolverem com drogas. E colocou o CAPS Infantil (I) e o CAPS-AD à disposição, para aqueles que quiserem e precisarem de ajuda.

    Campanha

    As ações fazem parte da Campanha de Conscientização e Prevenção à Dependência de Álcool e Outras Drogas, instituída pela Resolução Nº 644/2016, de autoria da ex-vereadora Dra. Mayra Costa.

    Outras duas palestras estão programadas para a campanha. A próxima acontece no dia 21 de junho, às 17h45, na  Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Professora Maria Madalena Vasconcelos da Silva para pais de alunos. Encerrando as atividades, será realizada uma palestra no dia 28 de junho, às 15h, na E. E. Professora Ruth Ramos Cappi para alunos.