Delegado do Ipem esclarece dúvidas sobre reprovação de radares

Vereadores e imprensa fizeram questionamentos ao técnico

Data de publicação: 19/08/2021 18:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Delegado do Ipem esclarece dúvidas sobre reprovação de radares

O delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Josias Barbosa, participou da reunião da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, nesta quinta-feira, 19 de agosto, e confirmou a reprovação de dois radares em Limeira. Ele também esclareceu que os motoristas não serão lesados, pois, até a verificação, os equipamentos estavam válidos. "Metrologicamente, o equipamento estava apto até a data da verificação. A partir da verificação, eu te garanto, esse equipamento não pode gerar autuação", disse. Os dois equipamentos, ademais, só poderão ser reativados após manutenção da empresa e nova fiscalização, explicou o delegado.

Participaram da reunião, além do técnico, os vereadores membros da Comissão Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário. Também acompanharam os trabalhos os vereadores Marco Xavier (Cidadania), Ju Negão (PV) e Elias Barbosa (PSC). A reunião foi acompanhada por profissionais da imprensa que também puderam fazer perguntas ao delegado do Ipem.

Os servidores da Câmara Benedito Tenório e Ismael Matos, assessores dos vereadores Helder do Táxi (MDB) e Ceará (Republicanos), respectivamente, acompanharam a medição realizada pelo Ipem e pelo Sentran (empresa responsável pela operação), no dia 6 de agosto. E, no dia 11 de agosto, apresentaram na reunião extraordinária da Comissão de Obras um relatório sobre o acompanhamento da medição.

Em um radar, na Avenida Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, 1280, o equipamento foi reprovado porque resultou em "não identificado". Outro radar, na Via Francisco D'Andréa (Anel Viário), km 6+510m, identificou-se que o equipamento mostrava uma velocidade diferente e acima do que a velocidade medida e tolerada pelo instituto. "No caso desse equipamento, que gerou algumas velocidades registradas contra o consumidor, foi gerado um auto de infração", explicou.

Segundo ele, a reprovação não é uma constante, gira em torno de 3%, em quase 7 mil radares, em 2019, no Estado de São Paulo. Em Limeira, de 2014 a 2018, foi uma média de 2,7% de reprovação. No ano de 2019, um ano antes da pandemia, foi de 2,1% a taxa de reprovação. Nesse mesmo ano, foram verificadas 93 faixas de radares na cidade, dessas, duas foram reprovadas. Em 2020, foram feitas 27 verificações e, em 2021, até agora, foram feitas 38 verificações de faixas de radares. "As reprovações aqui eram até menores que a média do Estado", afirmou.

Os vereadores ressaltaram o trabalho sério do delegado regional do Ipem e agradeceram pelos esclarecimentos. "Nosso compromisso agora, como Comissão, é acompanhar todas as aferições para dar uma resposta à população", garantiu Helder. "Você está dando uma grande contribuição à Comissão", reforçou Ceará.

Requerimentos e oitiva

Os vereadores, ao final da reunião, aprovaram uma série de requerimentos. Em primeiro lugar, a Comissão requer à Prefeitura a aferição de todos os radares de Limeira, com urgência, a começar pelos radares das vias Antônio Cruanes Filho e Francisco D’Andrea e Luiz Vargas (anel viário). Eles também pedem à direção da empresa Sentran relatório dos dois radares reprovados. Em outra solicitação, os parlamentares requerem à Prefeitura e à empresa informações sobre qual o percentual de imagens não registradas desses dois radares desde a última medição e qual o número de multas geradas nesse mesmo período.

Para a próxima reunião ordinária da Comissão, no dia 26 de agosto (quinta-feira), será convidado um representante da Sentran, às 14h30, para uma oitiva sobre as aferições de radares.

Também houve deliberações a respeito de projetos que tramitaram na Comissão, conforme a ata.