Comissão de Obras recebe relatório da aferição dos radares

Conforme apresentação de servidores, dois radares na cidade foram reprovados

Data de publicação: 11/08/2021 17:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Obras recebe relatório da aferição dos radares

A Comissão de Obras da Câmara recebeu em reunião extraordinária desta quarta-feira, 11 de agosto, um relatório do acompanhamento da aferição dos radares feita por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Sentran (empresa responsável pela operação) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), no dia 6 de agosto. O procedimento foi acompanhado pelos servidores da Câmara Benedito Tenório e Ismael Matos, assessores dos vereadores Helder do Táxi (MDB) e Ceará (Republicanos), respectivamente.

Estavam previstas seis aferições, no entanto, apenas duas foram realizadas. Inicialmente, foi feita a aferição do radar da Avenida Maria Tereza Silveira Barros Camargo, 1280, o qual foi reprovado, conforme informou Matos. O motivo da reprovação, explicou o servidor em apresentação aos parlamentares, é porque o teste na segunda faixa da via resultou em "não identificado".

Outro radar analisado foi o da Via Francisco D'Andréa (Anel Viário), 10.132, o qual também foi reprovado, segundo o relatório. Isso porque o delegado do Ipem, Josias Barbosa, identificou que o radar mostrava uma velocidade diferente e acima do que a velocidade medida pelo instituto. Em uma das medições, na faixa um, enquanto o radar registrava 79 km/hora, a medição do Ipem apontava 71 km/hora, exemplificou Matos.

Os outros quatro radares tiveram a aferição cancelada, por decisão do delegado regional do Ipem. De acordo com o levantamento dos assessores, "desses quatro radares, três estão com as datas de validade vencidas, então é necessária uma nova aferição”. “E os demais radares, que serão aferidos no dia 13 de agosto, também estão com as datas de validade vencidas", afirmou Ismael Matos.

Repercussão

O presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi, ressaltou o descompasso entre a velocidade aferida pelo Ipem e a velocidade registrada pelo radar. Para ele, isso coloca em jogo a confiabilidade da população em relação ao radar.

O vereador Waguinho também fez críticas aos problemas encontrados nos radares. "Diante do levantamento apresentado, existe um excesso de velocidade sendo aferido pelo radar e pessoas sendo notificadas por estar passando no radar supostamente acima da velocidade. Essa questão de a velocidade estar acima traz uma grande preocupação", disse. Ele ainda lembrou a realização da CPI dos Radares na Câmara, a qual apontou não haver falhas no sistema.

Já o vereador Ceará concordou com os colegas e manifestou indignação em relação à reprovação dos radares. "Levanta-se uma suspeita em relação aos motoristas que foram penalizados. A sociedade não pode ser lesada e penalizada por um erro de uma máquina, e nossa função é defender o direito da sociedade e da coletividade."

Deliberações

Os vereadores decidiram convidar o delegado regional do Ipem, Josias Barbosa, a fim de explanar sobre os procedimentos de aferição, para a próxima reunião ordinária do dia 18 de agosto.

A Comissão deliberou ainda enviar os seguintes questionamentos à Prefeitura: 1) Os radares com o prazo de validade de aferições vencidos ainda estão aplicando multas? 2) Quando foi enviado, pelo Ipem, o último laudo de aferição dos radares do município?

Comissão

Na condição de presidente, o vereador Helder elogiou o relatório apresentado pelas assessorias e afirmou que a Comissão vai buscar acompanhar todas as aferições dos radares.

A Comissão é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público.