Vereadores monitoram reclamações de usuários do SUS afetados pela demora para serem atendidos

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira agendou uma diligência à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Pedro para o dia 16 de julho, às 10h. A deliberação feita na reunião desta quinta-feira, 25 de junho, foi motivada após os membros do colegiado receberem reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca da demora no fluxo para serem atendidos.
Entre os principais problemas apontados pelos munícipes está o tempo de espera para atendimento, que pode ultrapassar horas a depender do fluxo do dia da semana. Além disso, a comissão recebeu relatos de funcionários que manifestaram preocupação com a falta de segurança no local de trabalho.
Segundo os vereadores da Comissão, o objetivo de fiscalizar o local é para obter informações técnicas e operacionais sobre o funcionamento da UPA, como identificar os dias da semana com maior fluxo de pacientes, as especialidades médicas mais procuradas, a escala de profissionais de saúde plantonistas nesses períodos de pico e a média diária de atendimentos realizados.
Conforme preconiza o Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) operam ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e funcionam como parte da rede de serviços pré-hospitalares para o atendimento às urgências.
Sobre a Comissão de Saúde
A Comissão de Saúde é responsável por tratar e fiscalizar todos os assuntos relacionados a hospitais públicos e privados que atendem pacientes do SUS, bem como manifestar-se sobre assuntos ligados à vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional, além de elaborar campanhas e ações preventivas sobre saúde e controle de epidemias.
O colegiado é formado pelos vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente; Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente, e Elias Barbosa (PRTB), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 10h. Todas as deliberações são registradas em ata.