Encontro com representante de federação sindical global pautou construção de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho digno

A Câmara Municipal de Limeira recebeu na última quarta-feira, 17 de junho, a visita do secretário-geral do Escritório Latino-Americano da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), Gerardo Iglesias para uma agenda de diálogo sobre iniciativas voltadas à valorização dos trabalhadores e ao fortalecimento de ações de conscientização sobre direitos sociais e trabalhistas.
Durante o encontro com o secretário de Comunicação da Câmara de Limeira, Murilo Biagioli, foram discutidas possibilidades de ações conjuntas entre a UITA e o Legislativo limeirense. Entre os temas abordados estiveram o Concurso de Desenho e Redação 2026, iniciativa que deverá contar com a participação da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) e que busca estimular a reflexão de crianças e adolescentes sobre cidadania, direitos dos trabalhadores e justiça social.
Também foi destacada, conforme a parlamentar, a importância da Audiência Pública sobre o Fim da Escala 6x1, realizada pela Câmara Municipal em 2025, que promoveu um amplo debate sobre jornada de trabalho, qualidade de vida e saúde dos trabalhadores. Participaram da reunião o presidente da USTL, Artur Bueno Júnior, e o jornalista e assessor de comunicação da USTL, André Montanher, reforçando o compromisso das entidades sindicais locais com a construção de ações em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
A agenda em Limeira incluiu ainda uma visita ao gabinete da vereadora Isabelly Carvalho (PT), onde foram discutidas pautas relacionadas aos direitos trabalhistas, à participação popular e à construção de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho digno. Durante a visita, Gerardo Iglesias destacou a importância da atuação do poder público ao lado dos movimentos sindicais e das pautas trabalhistas.
“É fundamental a presença de mandatos progressistas e apoiadores da luta dos trabalhadores para fortalecer os direitos conquistados e avançar em novas conquistas que garantam mais dignidade, proteção social e qualidade de vida para a classe trabalhadora”, afirmou.
Para a vereadora Isabelly Carvalho, a visita reforçou a importância da articulação entre diferentes instituições na defesa dos direitos dos trabalhadores. “Receber uma liderança internacional como Gerardo Iglesias é uma oportunidade de trocar experiências e fortalecer iniciativas que promovam melhores condições de trabalho, justiça social e qualidade de vida para a população. O debate sobre temas como o fim da escala 6x1 e a educação para a cidadania precisa estar cada vez mais presente em nossa sociedade”, destacou.
Segundo a parlamentar, a visita reafirmou o compromisso da Câmara Municipal de Limeira com a promoção de debates e ações voltadas à valorização do trabalho, dos direitos sociais e da participação democrática.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Isabelly Carvalho (PT)
*Fotos do Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.