• Inicio
  • Notícias
  • Câmara promove palestras sobre conscientização e preservação do meio ambiente

Câmara promove palestras sobre conscientização e preservação do meio ambiente

Objetivo é estimular crianças a desenvolver consciência ambiental, responsabilidade cidadã e praticar hábitos sustentáveis

Data de publicação: 22/06/2026 17:39 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Câmara promove palestras sobre conscientização e preservação do meio ambiente

    Câmara promove palestras sobre conscientização e preservação do meio ambiente

  • Objetivo é estimular crianças a desenvolver consciência ambiental, responsabilidade cidadã e praticar hábitos sustentáveis

    Objetivo é estimular crianças a desenvolver consciência ambiental, responsabilidade cidadã e praticar hábitos sustentáveis

  • Segundo a superintendente da Escola Legislativa, Giane Boscolo, o intuito é estimulá-los a desenvolver uma consciência ambiental, ter senso de responsabilidade cidadã e incentivá-los a adotarem práticas sustentáveis

    Segundo a superintendente da Escola Legislativa, Giane Boscolo, o intuito é estimulá-los a desenvolver uma consciência ambiental, ter senso de responsabilidade cidadã e incentivá-los a adotarem práticas sustentáveis

    Com o objetivo de conscientizar alunos do  4° e 5° ano do ensino fundamental sobre a preservação do meio ambiente, a Câmara Municipal por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, iniciou neste mês de junho uma série de palestras com o tema "Semana Municipal de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente”. A primeira palestra ocorreu dia 17 de junho, no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Jamile Caram. 

    As atividades incluem rodas de conversa com os jovens, além das palestras. Segundo a superintendente da Escola Legislativa, Giane Boscolo, o intuito é estimulá-los a desenvolver uma consciência ambiental, ter senso de responsabilidade cidadã e incentivá-los a adotarem práticas sustentáveis. 

    Ela descreveu ainda que a palestra é dinâmica e interativa, desenvolvida para os alunos do ensino fundamental, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente, da proteção dos recursos hídricos e da prevenção de queimadas.   

    Por meio de recursos visuais e de momentos de participação dos estudantes, são abordados temas como o uso consciente da água, a preservação de rios, nascentes e mananciais, as principais causas das queimadas e impactos sobre os animais, as plantas e a saúde da população, além de atitudes simples que ajudam a proteger a natureza.

    A segunda palestra foi realizada dia 18 de junho, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeief) Limeira, sendo uma palestra na parte da manhã e outra à tarde e a terceira palestra ocorreu na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, no Centro Infantil Jardim Caieiras.

    Sobre o palestrante

    O responsável por conduzir as palestras é Jaime Franco, professor de sociologia, formado no Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca). Em 2007, foi homenageado pela Câmara Municipal de Limeira com o Prêmio Ecologia e Ambientalismo e também atuou como presidente do Instituto Macuco. 

    Giane Boscolo ressaltou que Jaime liderou iniciativas voltadas à proteção e preservação do meio ambiente, destacando a Semana do Meio Ambiente de 2005, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira e a Secretaria da Educação, que promoveu palestras e debates destinados a todos os professores da rede municipal de ensino, abordando temas como “Agrofloresta – Uma Nova Sala de Aula ”.

    Agenda

    A programação das palestras nas escolas municipais segue até o dia 2 de julho; confira na íntegra: 

    Tenente Aviador Emeief Ary Gomes de Castro - 23 de junho, às 13h.

    Prof° José Roberto Braz - 25 de junho, às 9h.

    Centro Infantil (CI) Rafael Afonso Leite - 30 de junho, às 9h.

    Escola Mario de Souza - 1°de julho, às 9h.

    Emeief José Justino Castilho - 2 de julho, às 9h.