• Inicio
  • Notícias
  • Grupo Pensando Limeira discute com vereadores minuta do Plano Diretor

Grupo Pensando Limeira discute com vereadores minuta do Plano Diretor

Arquitetos estiveram nesta quarta-feira na Câmara para fazer apontamentos aos parlamentares sobre proposta apresentada em reunião pela Prefeitura

Data de publicação: 17/06/2026 17:47 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Grupo Pensando Limeira discute com vereadores minuta do Plano Diretor
Grupo Pensando Limeira discute com vereadores minuta do Plano Diretor

Representantes do Grupo Pensando Limeira estiveram nesta quarta-feira, 17 de junho,  na Câmara Municipal para discutir com os vereadores a minuta do novo Plano Diretor de Limeira, apresentada em audiência pública realizada nesta terça-feira, 16 de junho, no Teatro Nair Bello. Os arquitetos Nathan Pizani e Reginaldo Vieira percorreram os 21 gabinetes parlamentares para tratar sobre o assunto, em especial a necessidade de melhorias em questões consideradas mais sensíveis.

De acordo com eles, entre os pontos que precisam ser aprimorados na proposta estão normas relativas à contiguidade urbana que se refere ao crescimento físico ordenado das cidades, conectando novas áreas edificadas de forma direta, contínua e integrada à malha urbana existente; à urbanização desenfreada na zona rural; às mudanças do adensamento urbano, ou seja, na concentração de pessoas ou construções em uma determinada área da cidade, e à possível alteração da área mínima dos lotes.

“O Grupo Pensando Limeira existe há 13 anos em Limeira e é formado por 70 arquitetos e engenheiros com atuação no município. Estamos apresentando nossas contribuições técnicas à minuta de revisão do Plano Diretor Municipal, com base na análise sistemática do texto proposto”, afirmam os arquitetos. O objetivo, conforme os arquitetos, é o aprimoramento da qualidade urbanística, à coerência normativa e à efetividade dos instrumentos de planejamento territorial.

O presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD), considerou a iniciativa positiva para auxiliar na construção do novo Plano Diretor, que ainda será protocolado na Câmara e debatido pelos vereadores. “As discussões trazidas são importantes para buscarmos o equilíbrio e um Plano Diretor que promova desenvolvimento a Limeira”, declarou.

A minuta do Projeto de Lei do novo Plano Diretor Territorial-Ambiental e da revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo foram disponibilizadas pela prefeitura para consulta pública desde o dia 29 de maio e podem ser acessadas neste link. As diretrizes trazidas serão responsáveis por nortear o desenvolvimento urbano e territorial do Município pelos próximos dez anos. A norma atual é a Lei Complementar Nº 442/2009.

Do Gabinete da Presidência

*Foto do Gabinete da Presidência

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.