• Inicio
  • Notícias
  • Dr. Marcelo Rossi leva conscientização sobre Alzheimer aos idosos do Jardim Novo Horizonte

Dr. Marcelo Rossi leva conscientização sobre Alzheimer aos idosos do Jardim Novo Horizonte

Vereador falar sobre políticas públicas de incentivo ao envelhecimento saudável

Data de publicação: 09/04/2026 17:50 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dr. Marcelo Rossi leva conscientização sobre Alzheimer aos idosos do Jardim Novo Horizonte
Dr. Marcelo Rossi leva conscientização sobre Alzheimer aos idosos do Jardim Novo Horizonte

Autor da Lei do Alzheimer (Lei Ordinária N°5.833/2017), o vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) realizou na última terça-feira, 7 de abril, uma palestra de conscientização sobre a doença na Igreja São João Evangelista, no Jardim Novo Horizonte. A iniciativa, a pedido da comunidade da região, foi fundamental para esclarecer mitos e principalmente reforçar os pilares da prevenção. “As estimativas são preocupantes. Estudos indicam que a cada dois idosos com 85 anos ou mais, um tem o risco de desenvolver a doença de Alzheimer significativamente”, alertou o vereador. 

Dr. Marcelo enfatizou que a doença não tem cura e que a prevenção e o diagnóstico precoce são indispensáveis. Por isso, reforçou a importância da atividade física regular, da alimentação saudável, da estimulação mental ativa (leitura, aprendizado de novos idiomas, de música, jogos de estratégia, palavras cruzadas e xadrez, entre outros), controle de doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e vida social ativa. “Outro aspecto que pego muito no pé: qualidade do sono e hidratação. Bebam água!”, reforçou, ao lembrar que muitos casos de falhas na memória são associados à insônia e à desidratação, ainda comuns nas terceira idade e sem caracterizar demência. 

Vacinação 

Ainda como incentivo ao envelhecimento saudável, lembrou da campanha de vacinação contra a gripe iniciada neste mês. Além de idosos e gestantes, podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com doenças crônicas ou deficiência, profissionais de segurança e caminhoneiros, entre outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde. 

O parlamentar informou que a campanha da Prefeitura segue até 30 de maio em 17 unidades com salas de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. A vacina é gratuita pelo SUS e produzida pelo Instituto Butantan. Mais informações: www.limeira.sp.gov.br/gripe

Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr.Marcelo Rossi (MDB)

* Fotos do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Do Gabinete Parlamentar