Atividade proporciona contato integrado com programas institucionais e a rotina do trabalho parlamentar

Nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, os vereadores juniores e estagiários da Câmara Municipal de Limeira realizaram uma visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A atividade organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire teve como objetivo apresentar, na prática, o funcionamento, setores e a atuação dos deputados estaduais.
A visita teve início com a recepção no Instituto do Legislativo Paulista (ILP), onde a equipe explicou o papel do órgão na formação cidadã e na promoção de ações educativas. Durante a apresentação, foi destacado que o objetivo do instituto é aproximar a população do Legislativo e explicar como funciona a estrutura parlamentar. Na ocasião, a coordenadora de projetos especiais e juventude do Instituto do Legislativo Paulista, Rhebeca Luíza, ressaltou: “Vocês vão aprender que não é apenas sendo um deputado que você faz a diferença, a diferença você faz no dia a dia”.
A visita foi monitorada pelo assistente legislativo da Assembleia, Edson Serbonchini, por meio do programa Alesp de Portas Abertas, que busca ampliar o acesso da população à sede do Legislativo paulista por meio de visitas guiadas e atividades educativas. O interesse em participar da visita partiu dos vereadores juniores, que demonstraram o desejo em conhecer a Assembleia após sessão ordinária do parlamento jovem.
Ao longo da visitação, os participantes percorreram diferentes espaços da Alesp, como salas institucionais, os plenários Juscelino Kubitschek e José Bonifácio, além de áreas administrativas e expositivas com registros de momentos marcantes da história política do país. Entre os destaques apresentados estavam fotos de eventos históricos realizados no local, como cerimônias oficiais e acontecimentos de grande repercussão nacional.
Durante a passagem pelos plenários, o grupo também acompanhou, por alguns minutos, a fala do deputado estadual Capitão Telhada (PP) em atividade na tribuna. O grupo também conheceu a estrutura de comunicação da Casa, com passagem pela TV Alesp, redação e estúdio de gravação de podcast, onde puderam entender como é feita a produção de conteúdo institucional e a divulgação das atividades parlamentares.
Transparência
O técnico legislativo da divisão de apoio da mesa diretora, Gabriel Malheiro, definiu o papel do Parlamento como uma “casa de ressonância da sociedade”, destacando a importância da escuta ativa das demandas da população.
Outro ponto abordado durante a visita pela técnica legislativa da assessoria técnica da secretaria digital parlamentar, Letícia Maria, foi a transparência no processo legislativo, como o fim do voto secreto em determinadas deliberações, medida que permite aos munícipes acompanharem com mais clareza a atuação dos parlamentares.
Formação cidadã
Para a superintendente da Escola Legislativa, Giane Boscolo, a visita à Assembleia amplia a formação cidadã e auxilia no entendimento prático do funcionamento do poder público. “É muito importante que os vereadores juniores e os estagiários tenham essa interação com outras esferas, porque isso amplia os horizontes e ajuda a compreender como o processo democrático funciona, desde o trabalho dos deputados até a atuação dos servidores. Essa vivência contribui para que eles entendam como podem colaborar com a sociedade e aperfeiçoar suas próprias práticas”, destacou.