Proposta de autoria de Everton Ferreira visa instituir programa modular de educação continuada

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 22 de dezembro, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução Nº 44/2025, do vereador Everton Ferreira (PSD), que cria o “Programa Diógenes” no âmbito da Câmara Municipal de Limeira, um programa modular de educação continuada de formação para o desenvolvimento pessoal, profissional e cívico.
Segundo a proposta, o programa é caracterizado por um conjunto de ações educativas e pedagógicas organizadas em módulos independentes, promovendo aprendizagem integrada e sequencial, para proporcionar bases de conhecimento multidisciplinares aos participantes.
O conteúdo programático modular integrará as seguintes áreas do conhecimento: história e história política; educação cívica e ética; ciências políticas; noções de direito; matemática e estatística básica; tecnologia e cidadania digital; economia básica; sociologia e antropologia; filosofia e filosofia política. Todos articulados com os eixos de desenvolvimento pessoal, profissional e cívico. O programa será coordenado pela Escola legislativa Paulo Freire.
Para o autor, é fundamental que cada munícipe tenha acesso gratuito a conteúdos de qualidade, que o capacitem a entender o mundo social e político, desenvolvendo senso crítico e consciência da capacidade transformadora que tem.