• Inicio
  • Notícias
  • Dia da Troca de Livros é instituído na rede municipal de ensino de Limeira

Dia da Troca de Livros é instituído na rede municipal de ensino de Limeira

Projeto que perpetua o nome de Marcelo Henrique Cagnin em sistema de lazer também é aprovado

Data de publicação: 23/12/2025 09:02 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Dia da Troca de Livros é instituído na rede municipal de ensino de Limeira
Dia da Troca de Livros é instituído na rede municipal de ensino de Limeira

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 22 de dezembro, foram aprovados dois projetos de autoria da vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PL). Um deles tem como objetivo estimular o hábito de leitura entre os alunos da rede municipal de ensino com o “Dia da Troca de Livros”. O outro perpetua o nome de Marcelo Henrique Cagnin no sistema de lazer da quadra F do bairro Parque Residencial Stahlberg, localizado na rua Professora Anita Concília B. Clemente dos Santos.

Troca de Livros

Por meio do Projeto de Lei Nº 193/2025, a parlamentar destacou que o “Dia da Troca de Livros”, além de estimular o hábito de leitura entre os alunos da rede municipal de ensino, visa  promover o compartilhamento e a circulação de livros já lidos, incentivar o cuidado e a valorização do livro como bem coletivo e fomentar a integração entre os estudantes, professores e comunidade escolar por meio da literatura. A data para realizar a troca deve ser anualmente no dia 23 de abril. 

De acordo com a justificativa do projeto, os livros destinados à troca deverão ser encaminhados à coordenação pedagógica da unidade escolar com, no mínimo, uma semana de antecedência, para avaliação do conteúdo e do estado de conservação. Após a análise e aprovação, os exemplares poderão ser doados no dia do evento.

O dia também poderá contar com a participação de bibliotecas, livrarias, editoras, universidades e organizações não governamentais, por meio da doação de livros e similares, além da realização de palestras e painéis temáticos. Todos os materiais deverão estar em bom estado de conservação, contendo conteúdos positivos e relevantes, garantindo a adequação pedagógica e ética das atividades.

Marcelo Henrique Cagnin

Já o Projeto de Lei Nº 119/2025 homenageia Marcelo Henrique Cagnin. Natural de Limeira (SP), desde cedo, conforme a autora da propositura, prestou serviços para diversas áreas na cidade, porém se destacou pelo empreendedorismo, abrindo o próprio negócio, além de se formar em administração na faculdade Einstein.

O homenageado foi torcedor do Palmeiras e acompanhou partidas, escalações e resultados do time.  Ele ainda participou do grupo “Uma Gota de Amor", por meio do qual realizou ações de apoio às pessoas em situação de rua. Também atuava na área da gastronomia, tendo fundado uma hamburgueria. No dia 23 de dezembro de 2020, aos 33 anos, Marcelo faleceu em decorrência de um acidente ocorrido enquanto trabalhava no empreendimento.

“Marcelo partiu cedo demais, mas deixou um legado de alegria, solidariedade, empreendedorismo e principalmente muito amor a todos que tiveram o privilégio de estar próximos a ele, e sua memória segue viva em cada vida que tocou, em cada gesto de bondade que espalhou e no exemplo de generosidade que foi para todos”, disse Mara Isa Mattos Silveira. 

Registrado em: Sessões Resultado da sessão