• Inicio
  • Notícias
  • Moções do Dr. Marcelo Rossi valorizam voluntários em trabalho de conscientização sobre Alzheimer

Moções do Dr. Marcelo Rossi valorizam voluntários em trabalho de conscientização sobre Alzheimer

Do teatro à musicoterapia, homenageados atuaram junto com o vereador nas atividades do mandato com idosos

Data de publicação: 18/12/2025 13:55 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Moções do Dr. Marcelo Rossi valorizam voluntários em trabalho de conscientização sobre Alzheimer
Moções do Dr. Marcelo Rossi valorizam voluntários em trabalho de conscientização sobre Alzheimer

O vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) entregou na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 15 de dezembro, duas moções de reconhecimento ao trabalho de profissionais que usaram a arte e a musicoterapia para ajudar na conscientização sobre a doença de Alzheimer. Grupo Levitar de Artes, a musicoterapeuta Flávia Moselli e a psicopedagoga Fernanda Moselli foram os homenageados.

As proposituras foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores no dia 8 de dezembro. A Moção Nº 229/2025 homenageia o Grupo Levitar de Artes pela participação voluntária em três Seminários de Atenção e Prevenção à Doença de Alzheimer. A esquete (cena teatral curta) “Sentimentos Além do Esquecimento” foi apresentada na abertura da quinta edição do evento realizado pelo parlamentar no Teatro Nair Bello, no dia 19 de setembro. “Os atores Guto Oliveira e Miriam Soares dos Santos emprestaram talento e capacidade para proporcionar uma reflexão profunda ao público de 300 pessoas”, mencionou Dr. Marcelo. 

A apresentação, conforme o parlamentar, integra o projeto "Sentimentos Além do Esquecimento", que contempla ainda um vídeo curta-metragem e um espetáculo teatral maior, juntamente com o ator Bruno Eduardo Caetano. “A arte também é fundamental no processo de conscientização da sociedade sobre o envelhecimento e valorização dos idosos. A obra desperta no público de diferentes faixas etárias a sensibilidade e o interesse por temas complexos e difíceis, por meio da relação de um filho e uma mãe diagnosticada com a doença de Alzheimer”, destacou. 

Musicoterapia 

A Moção Nº330/2025 homenageia a musicoterapeuta Flávia Moselli e a psicopedagoga Fernanda Moselli pela atividade voluntária no Grupo de terceira idade Vivendo a Vida e também no V Seminário de Atenção e Prevenção à Doença de Alzheimer. “A mistura dos sons, palmas, ritmos e alegria que contagiou o público resultou num trabalho de memorização e estímulos cognitivos diversos”, disse o vereador. 

No texto da propositura, ele explica que a utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), feita em grupo ou de forma individualizada, ajuda a promover a comunicação, a aprendizagem, a reabilitação e outros objetivos terapêuticos que alcançam necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. 

No caso dos pacientes demenciados, a música beneficia não apenas a pessoa com Alzheimer, mas também os cuidadores. “Estudos já mostram que a intervenção musical melhora a agitação e a ansiedade tanto do paciente quanto do cuidador”, citou Dr. Marcelo.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)

*Fotos do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Do Gabinete Parlamentar