Tema debatido foi assunto protocolado pela deputada Marina Helou na Alesp

A vereadora Mariana Calsa (MDB) tem questionado o Governo do Estado sobre o fechamento de salas de aula na Escola Estadual (EE) Professor Dorivaldo Damm, no Bairro do Pinhal, especialmente do 1º ano do ensino fundamental, bem como sobre o fechamento de turma no período noturno, também na rede estadual, o que tem prejudicado jovens aprendizes. O pedido foi reforçado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última sexta-feira, 12 de dezembro, por meio de requerimento apresentado pela deputada estadual Marina Helou (Rede).
No documento, direcionado ao secretário de Estado da Educação, Renato Feder, a deputada questiona quais critérios foram adotados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para determinar o fechamento da turma do 1º ano na EE Prof. Dorival Damm, que atende a zona rural. A deputada também quer saber se a Diretoria de Ensino realizou uma avaliação de impacto logístico prévia, considerando a distância, o tempo de trajeto e a disponibilidade de transporte escolar para as crianças afetadas. Além disso, foi solicitada a estimativa atualizada do número de estudantes prejudicados pelo fechamento de turmas na área rural.
O requerimento aborda ainda a interrupção da oferta de turmas no período noturno, questionando os motivos. A deputada cobra um diagnóstico sobre a demanda reprimida de estudantes trabalhadores e jovens aprendizes que não conseguiram efetivar a matrícula no período noturno, e pede que seja informada a existência e o cronograma de previsão de reabertura das turmas suprimidas, tanto na área rural quanto no turno da noite.
Na justificativa, a deputada citou que “o município de Limeira, a Prefeitura Municipal, familiares de estudantes e o Legislativo Municipal, por meio da vereadora Mariana Calsa, reportaram ao mandato situações envolvendo o fechamento de turmas da rede estadual”.
“Estamos buscando explicações para o fechamento das salas, que impactam os alunos. E junto com a deputada Marina Helou somamos forças para cobrar soluções”, afirmou a vereadora.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Mariana Calsa (MDB)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.