Homenagens a cidadãos são de autoria dos vereadores Helder do Táxi, Everton Ferreira e Waguinho da Santa Luzia

Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a Câmara aprovou quatro projetos que homenageiam os cidadãos Olindo Zabin, Antonio Natali Amancio, Olímpio José Pinheiro e José Aparecido Fontanin com denominações de locais públicos de Limeira. As homenagens são de autoria dos vereadores Helder do Táxi (PSD), Everton Ferreira (PSD) e Waguinho da Santa Luzia (PP).
Olindo Zabin
De autoria do vereador Helder do Táxi, o Projeto de Lei Nº 261/2025 perpetua o nome de Olindo Zabin no Sistema de Lazer da quadra J do bairro Parque Residencial Stahlberg, localizado na rua Paschoal Pinto Ferraz.
Natural de Limeira (SP), Olindo foi casado com Apparecida de Souza Zabin com quem teve quatro filhos: Luís Paulo, Sonia Maria, Olindo Zabin Filho e Susana Cristina. Ele iniciou a trajetória na empresa Mazzutti e para complementar o sustento da família, trabalhou também como garçom na antiga sede do Nosso Clube.
Mais tarde, o homenageado ingressou na área do comércio como profissional liberal, assumiu o primeiro bar de clube na Sociedade Esportiva Gran São João (Gran), dando continuidade à carreira no ramo de cantinas escolares e clubes sociais, atividade que exerceu por toda a vida.
Também já esteve à frente de estabelecimentos nas escolas E.E. Professor Octavio Lopes Castelo Branco, onde permaneceu por quase 25 anos; E.E. Professor Gabriel Pozzi, E.E. Professor Ely de Almeida Campos; Procotil; Instituto Bandeirantes de Educação; ETEC Trajano Camargo; E.E. Professor Lázaro Duarte do Páteo, além de cantinas e lanchonetes na Santa Casa de Limeira, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Nosso Clube e Ítalo Brasileiro.
“Vale destacar que, até hoje, seus salgados permanecem na lembrança e no paladar de muitos Limeirenses, eternizados como símbolo de seu talento, dedicação e carinho em tudo o que fazia”, destacou o autor do projeto.
Antonio Natali Amancio
O Projeto de Lei Nº 221/2025, de Everton Ferreira (PSD), perpetua o nome de Antonio Natali Amancio na travessa localizada entre a rua Evangelista Paolilo e a rua Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel, próxima à rotatória do lago do Jardim Nova Itália.
De acordo com o documento, natural de Piracicaba (SP), Toninho mudou para Limeira ainda na adolescência, onde construiu a vida pessoal e profissional. Pai de três filhos, destacou-se como padeiro e como empreendedor, sendo fundador do Bar do Toninho, no Jardim Glória, por cerca de 35 anos. Ao lado da esposa, também administrou um mercado no bairro Nossa Senhora das Dores.
Segundo o autor, o homenageado era reconhecido pelo espírito comunitário, apoiava iniciativas esportivas e culturais, como torneios de bilhar e campeonatos de futebol amador, além de colaborar com festas comunitárias e atividades da paróquia local.
“Seu legado é marcado por valores como honestidade, trabalho, alegria e generosidade. Toninho era reconhecido por seu sorriso contagiante e pela disposição em ajudar ao próximo, características que o tornaram uma figura querida e respeitada por todos que o conheceram” destacou Everton Ferreira.
Olímpio José Pinheiro
Já o Projeto de Lei Nº 77/2025, por meio do Substitutivo Nº 13, de autoria de Waguinho da Santa Luzia, denomina o nome de Olímpio José Pinheiro na rua Projetada 03, do loteamento Jardim das Orquídeas.
Conforme justificativa, o homenageado nasceu em Condeúba (BA). Em meados dos anos 70/80 veio para Limeira. Trabalhou em muitas empresas, e além do trabalho, jogou pelos times da Serra e Império. Após alguns anos na cidade, mudou-se para Rondônia, e nos anos 90 voltou para Limeira junto com a família.
“A paixão pelo futebol sempre esteve presente na vida de Olímpio, desde pequeno jogava com os irmãos e amigos, e sempre se destacou pelas habilidades. Tinha paixão pelo seu time do coração, o Palmeiras. Quando adulto, atuou profissionalmente pela equipe do São Bento, e criou duas equipes de futebol amador, o Pinheiros FC e o Verona FC”, afirmou o autor.
O vereador, na justificativa, diz que Olímpio faleceu em 2020, vítima da covid-19, mas deixou um legado para os que ficaram. “Com a sua humildade, bondade e amor”, destacou Waguinho.
José Aparecido Fontanin
Por fim, o Projeto de Lei Nº 79/2025, também do vereador Waguinho, denomina o nome de José Aparecido Fontanin na rua Projetada 05, do loteamento Jardim das Orquídeas.
De acordo com a justificativa, José Aparecido Fontanin nasceu em setembro de 1958, no bairro Figueira Branca em Limeira, aos 10 anos mudou-se para o bairro Nova Limeira. Mesmo com pouco estudo, José foi autodidata e se mostrou inteligente e empreendedor.
José trabalhava com o pai no enxerto de mudas, depois conseguiu um emprego como torneiro mecânico em uma empresa pequena, onde atuou até a falência, logo após entrou na rede de supermercados Catarinense, na qual iniciou como empacotador e passou por muitos cargos dentro do estabelecimento. Ele chegou a abrir uma mercearia no bairro Nova Limeira, e após a abertura do estabelecimento, José abriu o supermercado Fontanin no bairro Olga Veroni, dentro desse período ajudou a fundar as redes Econômica e rede Bom Preço.
Na justificativa, Waguinho diz que José foi um homem generoso, sempre ajudando a quem necessitava: igrejas, comunidades e instituições. “Em 2020, ele foi uma das vítimas da covid-19, deixou um grande legado de amor, generosidade, companheirismo, amizade e uma eterna saudade em nossos corações”, ressaltou.