• Inicio
  • Notícias
  • Sessão ordinária: Câmara aprova 15 projetos; vereadores também deliberam 17 requerimentos

Sessão ordinária: Câmara aprova 15 projetos; vereadores também deliberam 17 requerimentos

Melhorias para o Laboratório Municipal e aulas de jiu jitsu são temas da Tribuna Livre

Data de publicação: 15/12/2025 22:13 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Sessão ordinária: Câmara aprova 15 projetos; vereadores também deliberam 17 requerimentos

    Sessão ordinária: Câmara aprova 15 projetos; vereadores também deliberam 17 requerimentos

  • Laboratório Municipal

    Laboratório Municipal

  • Tribuna jiu jitsu

    Tribuna jiu jitsu

    Na sessão ordinária desta segunda-feira, 15 de dezembro, 15 projetos foram aprovados pelos vereadores. 13 propostas estavam pautadas na Ordem do Dia e outras quatro foram votadas em regime de urgência especial, duas propostas foram prejudicadas por emendas e não foram apreciadas. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo e podem ser conferidos nos links: https://encurtador.com.br/MsKQ e https://encurtador.com.br/XOUc.

    A Tribuna Livre, parte da sessão para que munícipes usem a palavra para falar sobre assuntos de interesse da cidade, teve como temas melhorias para o Laboratório Municipal e benefícios das aulas de jiu jitsu para o desenvolvimento de crianças com autismo. Veja os discursos neste link.

    Os vereadores também discursaram sobre moções já aprovadas na Câmara e fizeram um registro oficial com os homenageados presentes.

    Tribunas

    O servidor do Laboratório Municipal, Júlio Rafael Pelissari, representando os demais funcionários do local, usou a palavra para apresentar o trabalho realizado pelo órgão e demandas da categoria. Eles pedem mudança para um prédio de tamanho adequado aos serviços realizados e enquadramento dos servidores no grau máximo de insalubridade.

    Em seguida, os benefícios das aulas de jiu jitsu para o desenvolvimento de crianças com autismo foi o tema abordado por Adrien Rodrigues, que elencou os efeitos positivos do esporte. De acordo com ele, a arte marcial melhora a coordenação motora e o equilíbrio, reduz a ansiedade e agitação, aumenta o foco e a atenção, desenvolve disciplina e rotina, mais autonomia e autoestima, aprendizado dos limites corporais e regras. Os pais Jennyfer Cathure e Marcelo Ramos também usaram a Tribuna para falar da vivência dos filhos no jiu jitsu. 

    Confira como foi a votação:

    Prejudicado por emenda - Projeto de Lei Nº 27/2025, da vereadora Isabelly de Carvalho (PT), proíbe a nomeação para cargos comissionados de pessoas condenadas por crimes contra o Estado Democrático de Direito. 

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 43/2025, da vereadora Mariana Calsa (MDB), dispõe sobre a criação do Cadastro Municipal de Agressores de Mulheres Condenados pela Lei Federal Maria da Penha (Nº 11.340/2006), em Limeira.

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 75/2025, do vereador Felipe Penedo (PL), institui a Política Municipal de Padronização de Ecopontos em Limeira. 

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 77/2025 + Substitutivo Nº 13,, do vereador Waguinho da Santa Luzia (PP), perpetua o nome de Olímpio José Pinheiro na rua Projetada 03, do loteamento Jardim das Orquídeas. 

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 79/2025, do vereador Waguinho da Santa Luzia (PP), perpetua o nome de José Aparecido Fontanin na rua Projetada 05, do loteamento Jardim das Orquídeas. 

    Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 5/2025, do vereador Costa Junior (Podemos), concede o Título de Cidadão Limeirense a Roberto Gomes da Mata, pelos serviços prestados a Limeira.

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 221/2025, do vereador Everton Ferreira (PSD), perpetua o nome de Antonio Natali Amancio na travessa entre a rua Evangelista Paolilo e rua Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel (próxima à rotatória do lago do Jardim Nova Itália).

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 233/2025, da vereadora Lu Bogo (PL), dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de material retrorrefletivo na sinalização horizontal de faixas de pedestres.

    Prejudicado por emenda - Projeto de Lei Nº 257/2025, da vereadora Bruna Magalhães (PRTB), altera dispositivos da Lei Nº 6.272/2019, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema). 

    Aprovado - Projeto de Resolução Nº 40/2025, do vereador Guilherme Guido (PL), cria a campanha permanente “Mais que um jogo – A Importância do Esporte e da Atividade Física”, no âmbito da Câmara, com o objetivo de valorizar a prática esportiva como ferramenta de saúde, inclusão social e formação cidadã.

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 261/2025, do vereador Helder do Táxi (PSD), perpetua o nome de Olindo Zabin no Sistema de Lazer da quadra J do bairro Parque Residencial Stahlberg, localizado na rua Paschoal Pinto Ferraz.

    Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 41/2025 , da vereadora  Mara Isa Mattos Silveira (PL), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” a Claudio Zalaf Advogados Associados, pelos 60 anos de história e serviços prestados a Limeira.