• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova Título de Cidadão Limeirense a José Fausto Vicente

Câmara aprova Título de Cidadão Limeirense a José Fausto Vicente

Projeto de autoria da vereadora Lu Bogo

Data de publicação: 12/12/2025 08:12 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova Título de Cidadão Limeirense a José Fausto Vicente
Câmara aprova Título de Cidadão Limeirense a José Fausto Vicente

Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Municipal, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 36/2025, que concede o Título de Cidadão Limeirense a José Fausto Vicente pelos serviços prestados à Limeira, projeto é de autoria da vereadora Lu Bogo (PL).

Como descrito na justificativa, José Fausto Vicente nasceu em janeiro de 1926 na cidade de Viçosa (AL). Ainda criança, José enfrentou uma grave infecção causada por uma mosca varejeira que quase o levou à amputação de uma perna. Em 1940, com apenas 14 anos, acompanhado de mais dois irmãos, mudou-se para o estado de São Paulo, em busca de melhores oportunidades. Levados por um meeiro rural, instalaram-se inicialmente na cidade de Bastos (SP) e depois de um breve período, José mudou-se para a cidade de Tupã (SP) onde trabalhou na fazenda Marco Oito e passou toda sua juventude, se casando com Bernardina Rodrigues Vicente. Em 1960 mudou-se para o Paraná, onde trabalhou na lavoura e na serraria. Em 1970 retornou para Tupã, sempre atuando na lavoura e permaneceu até 1976, ano em que José mudou-se para a cidade de Limeira (SP) onde reside até os dias de hoje.

Ainda na justificativa, desde que se mudou para Limeira em 1976, trabalhou na Usina Iracema, onde atuou por 30 anos até se aposentar. José Fausto Vicente é cristão de religião evangélica e, além da contribuição profissional, se dedicou na atuação voluntária na construção de Igrejas e na promoção de melhorias habitacionais, participando de mutirões em benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade. No bairro Jardim São Paulo, onde reside há 50 anos, José é reconhecido por sua conduta íntegra, simplicidade, simpatia e a sua popularidade é evidente por todos no bairro, por onde passa, é carinhosamente saudado pelo apelido “Batata”, símbolo do afeto que conquistou na comunidade, tanto pelos mais jovens quanto pelos mais idosos e até crianças, sempre sorridente e esbanjando simpatia.

Para a vereadora Lu Bogo, José personifica os valores de honestidade, trabalho, solidariedade e amor à terra que escolheu para viver. “Diante de sua história de vida e do legado deixado à comunidade, é justo e merecido que lhe seja concedido o título de Cidadão honorífico Limeirense, em reconhecimento à sua trajetória exemplar, aos serviços prestados e conduta exemplar que enche de orgulho a todos nós cidadãos Limeirenses” afirmou.

Registrado em: homenagem título