Diligências ocorrerão nos dias 11 e 18 de dezembro; colegiado também fez apontamentos sobre ala psiquiátrica do Humanitária

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal agendou, nesta quinta-feira, 4 de dezembro, duas diligências agendadas para as próximas semanas, a fim de verificar as condições estruturais e de funcionamento das unidades de saúde do município. A primeira visita será à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora das Dores, no dia 18 de dezembro, às 10h, com acompanhamento de representante da Secretaria de Saúde ou da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura. A segunda diligência prevista para 11 de dezembro, também às 10h, será na UBS do Geada, que passa por obras.
Ala psiquiátrica
Durante a reunião, os parlamentares também analisaram as informações referentes à diligência realizada em 27 de novembro na ala psiquiátrica da Humanitária. Em relação à parte estrutural dos leitos, o colegiado observou a necessidade adequações para impedir possíveis ameaças à segurança dos pacientes e das equipes de profissionais, como a substituição de janelas de vidros por materiais que não sejam cortantes ou mobiliário que minimize o risco de autolesão ou danos acidentais
Diante disso, a Comissão questionou a Prefeitura sobre a existência de um plano ou cronograma de melhorias para a ala psiquiátrica e solicita esclarecimentos sobre os protocolos hospitalares relacionados à segurança de pacientes e funcionários, além do envio dos laudos da Vigilância Sanitária e do registro de dedetização do setor.
A Comissão
A Comissão de Saúde é responsável por tratar e fiscalizar todos os assuntos relacionados a hospitais públicos e privados que atendem pacientes do SUS, bem como manifestar-se sobre assuntos ligados à vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional, além de elaborar campanhas e ações preventivas sobre saúde e controle de epidemias.
O colegiado é formado pelos vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente; Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente, e Elias Barbosa (PRTB), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 10h. Todas as deliberações são registradas em ata.