• Inicio
  • Notícias
  • Câmara realiza roda de conversa dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Câmara realiza roda de conversa dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Evento reforça ações Legislativo em defesa de políticas públicas de proteção e igualdade

Data de publicação: 04/12/2025 16:13 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Câmara realiza roda de conversa dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

    Câmara realiza roda de conversa dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

  • Evento reforça ações Legislativo em defesa de políticas públicas de proteção e igualdade

    Evento reforça ações Legislativo em defesa de políticas públicas de proteção e igualdade

    A Câmara Municipal promoveu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, uma roda de conversa referente à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, por meio da Resolução Nº 599/2015, de autoria da ex-vereadora Erika Tank. A atividade foi organizada pela Comissão dos 16 Dias de Ativismo, em parceria com a Escola Legislativa.

    A vereadora Isabelly Carvalho (PT) abriu o encontro destacando a relevância do tema e a importância da representatividade feminina no Legislativo. “Vencemos amarras históricas e estamos hoje aqui, no plenário, ocupando este espaço para tratar desse tema tão importante e urgente que é a violência contra a mulher”, afirmou.

    A ex-vereadora Erika Tank agradeceu a presença das parlamentares e ressaltou a importância da campanha criada por ela. Erika destacou o desafio crescente do enfrentamento à violência de gênero e questionou os caminhos para transformar um mundo cada vez mais violento, reforçando o papel estratégico das instituições públicas. “Nosso objetivo é construir uma Limeira melhor e igualitária para todos”, completou.

    A conselheira da sociedade civil Nilza Ponvechio de Oliveira, do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), chamou atenção para a violência e discriminação sofridas por idosos, especialmente por parte de pessoas mais jovens. Ela pediu apoio dos vereadores e vereadoras para a ampliação de serviços sociais voltados à população idosa.

    A psicóloga Karina Terezani Pinheiro relatou experiências de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e destacou a importância da rede de apoio. Ela colocou-se à disposição para atuar em projetos sociais voltados ao acolhimento dessas mulheres. A autora e apresentadora do podcast Descomplicando, Alexandra Dalfré, também participou do debate.

    Roda de conversa 

    A roda de conversa teve mediação de Graziela Felix e contou com a presença de Lu Bogo (PL), Tatiane Lopes (Avante), Isabelly Carvalho e Mara Isa Matos Silveira (PL), também estava presente no evento o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD). O evento foi transmitido ao vivo; confira o vídeo na íntegra neste link.  

    Durante a condução do debate, Graziela Félix apresentou dados e notícias recentes sobre violência contra a mulher. As vereadoras comentaram os números e relataram experiências pessoais e profissionais ligadas ao enfrentamento da violência de gênero. Destacaram ainda a necessidade de combater o machismo estrutural, fortalecer políticas de proteção e investir na conscientização masculina desde a infância. 

    Outro ponto debatido foi o avanço da violência digital, especialmente entre adolescentes, e a importância de encorajar a intervenção social em situações de violência doméstica, superando a ideia de que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

    Durante a atividade, foi distribuída a cartilha “Toda Mulher Merece Respeito”, produzida pela Escola Legislativa, com orientações e informações sobre enfrentamento à violência contra a mulher.

    A roda de conversa reforçou o compromisso do Legislativo com a promoção de políticas públicas de proteção e igualdade, reafirmando a importância da união de esforços entre sociedade, especialistas, parlamentares e órgãos públicos para o enfrentamento à violência contra as mulheres em Limeira.

    Registrado em: Institucional ativismo