Evento reforça ações Legislativo em defesa de políticas públicas de proteção e igualdade
A Câmara Municipal promoveu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, uma roda de conversa referente à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, por meio da Resolução Nº 599/2015, de autoria da ex-vereadora Erika Tank. A atividade foi organizada pela Comissão dos 16 Dias de Ativismo, em parceria com a Escola Legislativa.
A vereadora Isabelly Carvalho (PT) abriu o encontro destacando a relevância do tema e a importância da representatividade feminina no Legislativo. “Vencemos amarras históricas e estamos hoje aqui, no plenário, ocupando este espaço para tratar desse tema tão importante e urgente que é a violência contra a mulher”, afirmou.
A ex-vereadora Erika Tank agradeceu a presença das parlamentares e ressaltou a importância da campanha criada por ela. Erika destacou o desafio crescente do enfrentamento à violência de gênero e questionou os caminhos para transformar um mundo cada vez mais violento, reforçando o papel estratégico das instituições públicas. “Nosso objetivo é construir uma Limeira melhor e igualitária para todos”, completou.
A conselheira da sociedade civil Nilza Ponvechio de Oliveira, do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), chamou atenção para a violência e discriminação sofridas por idosos, especialmente por parte de pessoas mais jovens. Ela pediu apoio dos vereadores e vereadoras para a ampliação de serviços sociais voltados à população idosa.
A psicóloga Karina Terezani Pinheiro relatou experiências de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e destacou a importância da rede de apoio. Ela colocou-se à disposição para atuar em projetos sociais voltados ao acolhimento dessas mulheres. A autora e apresentadora do podcast Descomplicando, Alexandra Dalfré, também participou do debate.
Roda de conversa
A roda de conversa teve mediação de Graziela Felix e contou com a presença de Lu Bogo (PL), Tatiane Lopes (Avante), Isabelly Carvalho e Mara Isa Matos Silveira (PL), também estava presente no evento o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD). O evento foi transmitido ao vivo; confira o vídeo na íntegra neste link.
Durante a condução do debate, Graziela Félix apresentou dados e notícias recentes sobre violência contra a mulher. As vereadoras comentaram os números e relataram experiências pessoais e profissionais ligadas ao enfrentamento da violência de gênero. Destacaram ainda a necessidade de combater o machismo estrutural, fortalecer políticas de proteção e investir na conscientização masculina desde a infância.
Outro ponto debatido foi o avanço da violência digital, especialmente entre adolescentes, e a importância de encorajar a intervenção social em situações de violência doméstica, superando a ideia de que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.
Durante a atividade, foi distribuída a cartilha “Toda Mulher Merece Respeito”, produzida pela Escola Legislativa, com orientações e informações sobre enfrentamento à violência contra a mulher.
A roda de conversa reforçou o compromisso do Legislativo com a promoção de políticas públicas de proteção e igualdade, reafirmando a importância da união de esforços entre sociedade, especialistas, parlamentares e órgãos públicos para o enfrentamento à violência contra as mulheres em Limeira.