Vereador promoveu palestra para grupo de Terceira Idade do Centro do Professorado Paulista
O vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) realizou nesta quarta-feira, 12 de novembro, mais uma palestra de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer para o Grupo de Terceira Idade do Centro de Professorado Paulista (CPP), no Jardim Campos Elíseos. Autor da Lei Ordinária N° 5.833/17, o parlamentar reforçou a importância das atividades físicas, dos hábitos alimentares saudáveis com foco no controle de doenças como a hipertensão, da prática de atividades intelectuais e a socialização.
O público 100% feminino tinha idades entre 60 a 90 anos. “Elas demonstraram, do ponto de vista coletivo, que já estão se cuidando, principalmente por meio das atividades que proporcionam a socialização, a conexão com as pessoas. Estão no caminho certo”, avaliou o parlamentar.
As participantes, conforme o vereador, também esclareceram dúvidas sobre os cuidados com familiares que enfrentam a doença em estágios mais avançados. Dr. Marcelo deu dicas de como acalmar um idoso num momento de crise ou até mesmo quando estiver insistindo numa situação que não é real. “Se ele estiver dizendo que quer ir para casa, aceite. Saia, tente dar uma volta na frente da calçada, no quarteirão mesmo, e retorne”, exemplificou. “Se ele teimar que uma camiseta branca não é branca não brigue. Poupe energia para outros momentos bem mais desafiadores”.
Dr. Marcelo também esclareceu mitos sobre uso de medicamentos e ajudou o público a elucidar diferenças entre esquecimentos considerados corriqueiros e os sintomas da Doença de Alzheimer.
O vereador ainda destacou a importância de buscar soluções para a perda de audição, insônia e até desidratação, pois esses fatores também podem estar associados aos problemas de memória na terceira idade.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
*Foto do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.