Segundo Tatiane Lopes, a medida é fundamental para garantir o controle e a prevenção da doença

A vereadora Tatiane Lopes (Avante) apresentou na última quinta-feira, 6 de novembro, a Indicação Nº 4056/2025 à Prefeitura de Limeira solicitando a implementação de pontos fixos de vacinação contra a raiva animal em diferentes regiões do Município. A medida, segundo a parlamentar, é fundamental para garantir o controle e a prevenção da doença, que representa risco tanto para os animais quanto para a população.
“Para que haja o controle do vírus da raiva, precisamos promover a vacinação e garantir que possamos considerá-la, de fato, erradicada em nosso Município. Há anos não é realizada uma campanha ampla de vacinação, o que representa um risco à saúde pública”, destacou Tatiane Lopes.
A vereadora explicou que, nos últimos cinco anos, tem buscado informações e participado de reuniões junto à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, com o objetivo de encontrar soluções que assegurem a continuidade do controle da raiva em Limeira. “Sabemos que não existem mais as campanhas nos moldes que eram realizadas no passado, mas, de acordo com informações obtidas junto à Secretaria Estadual de Saúde, é possível realizar a vacinação em pontos fixos pela cidade, de forma permanente, a exemplo do que já ocorre no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, destacou ela.
A proposta da parlamentar é que esses pontos sejam distribuídos também nos bairros periféricos, facilitando o acesso das famílias que têm dificuldade em deslocar seus animais até o CCZ. “Com a ampliação dos locais de vacinação, aumentaremos o número de animais imunizados”, acrescentou.
Tatiane Lopes reforçou ainda que já procurou diversas vezes o Executivo e os setores competentes, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde, para tratar do tema. “Além das campanhas educativas, que são essenciais para conscientizar a população, é necessário um planejamento efetivo que garanta a cobertura vacinal e a prevenção da doença”, afirmou.
Por fim, a vereadora ressaltou também a urgência da medida: “A vacinação é a principal forma de prevenção e controle da raiva. Sua ausência pode comprometer todo o trabalho de erradicação desenvolvido ao longo dos anos. É fundamental que o Município adote ações permanentes de imunização, assegurando a saúde pública e o bem-estar dos animais”, disse.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Avante)
*Foto do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.