Vereadora alerta sobre os riscos à segurança da população, além da poluição visual e impacto negativo na paisagem urbana

A vereadora Mariana Calsa (MDB) protocolou na última sexta-feira, 31 de outubro, o Requerimento Nº 710/2025 pedindo informações à Prefeitura sobre os canais oficiais de denúncia para casos de fios soltos e excesso de cabos em postes de energia e telecomunicações em Limeira. O pedido ocorreu após a constatação de que, na última década, a Prefeitura não emitiu nenhuma notificação à concessionária de energia elétrica, mesmo com a Lei Municipal Nº 5.588/2015 em vigor desde 2015, que determina a responsabilidade do município pela fiscalização desse tipo de irregularidade.
Segundo a vereadora, a ausência de ações efetivas e de um canal acessível à população tem permitido o agravamento da poluição visual e dos riscos de acidentes. “Não há como garantir segurança e ordem no espaço urbano se a Prefeitura não fiscalizar e não oferecer meios para que a população denuncie. É preciso agir com transparência e eficiência”, destacou.
O requerimento também sugere que o município siga exemplos de cidades como Jaú (SP) e Campina Grande (PB), que criaram canais diretos de denúncia e programas de reordenamento da fiação em parceria com concessionárias.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Mariana Calsa (MDB)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.