Vereador Helder do Táxi é autor do projeto que reconhece trajetória de Arlindo na Alirc

A Área Verde 01 do bairro Jardim Residencial Canaã receberá o nome de Arlindo Francisco de Oliveira. A iniciativa é conferida pelo Projeto de Lei Nº 244/2025, do vereador Helder do Táxi (PSD). O proponente destacou a trajetória do homenageado como presidente da Associação Limeirense dos Insuficientes Renais Crônicos (Alirc) durante 15 anos. Arlindo da Alirc, como foi conhecido, faleceu em 2022.
Nascido em Borebi (SP), no ano de 1952, Arlindo deixou um legado de luta pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes do Centro de Diálise da Santa Casa em Limeira, segundo Helder. “A batalha começou quando ele próprio se tornou paciente do centro, realizando sessões de hemodiálise por 12 anos até receber um transplante de rim”, descreveu o vereador.
Arlindo passou então a fazer parte da Associação, na qual atuou até o falecimento. “Conhecido carinhosamente como Arlindo da Alirc, ele jamais se deixou abater pelas dificuldades do tratamento. Com uma determinação inspiradora, lutou pela própria vida e por todos os pacientes daquela unidade, transformando sua experiência pessoal em força e esperança para muitos”, argumentou o proponente.
Como liderança da Alirc, o homenageado organizou eventos tradicionais, com shows de prêmios que reuniram públicos superiores a 3 mil pessoas. As atividades eram todas organizadas com o propósito de arrecadar fundos para o setor de hemodiálise. “Esses eventos possibilitaram a aquisição de cobertores, televisores, cadeiras de rodas, reformas nas instalações e diversos outros benefícios que melhoraram significativamente a vida dos pacientes”, destacou Helder.