• Inicio
  • Notícias
  • Novembro Azul: Dr. Marcelo Rossi alerta sobre necessidade de quebrar tabus

Novembro Azul: Dr. Marcelo Rossi alerta sobre necessidade de quebrar tabus

Vereador, que é presidente da Comissão de Saúde, participa do lançamento da campanha de prevenção ao câncer de próstata

Data de publicação: 31/10/2025 15:37 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Novembro Azul: Dr. Marcelo Rossi alerta sobre necessidade de quebrar tabus
Novembro Azul: Dr. Marcelo Rossi alerta sobre necessidade de quebrar tabus

O vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, participou nesta sexta-feira, 31 de outubro, do lançamento da Campanha Novembro Azul realizado pela Prefeitura na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Campo Belo. 

“O exame é rápido, seguro e começa apenas com o PSA no sangue. Se for preciso complementar com o toque, saibam que dura menos que uma bronca da esposa, dos filhos, netos e pode salvar a sua vida. Então, homens, vamos quebrar esse tabu”, alertou, após fazer a coleta na UBS. Dr. Marcelo também lembrou que o câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens e, quando diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura.

Por isso, durante todo o mês de novembro, homens a partir de 45 anos que tenham caso da doença na família e todos os que tiverem 50 anos ou mais devem comparecer a qualquer UBS da cidade e fazer o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de encaminhamento médico.

Para participar, basta apresentar documento de identificação com foto, CPF e Cartão SUS. É importante, contudo, seguir algumas orientações antes do exame: evitar exercícios físicos e relações sexuais nos dois dias anteriores; aguardar quatro dias caso tenha sido realizado exame de toque retal ou sondagem uretral; quinze dias após colonoscopia; e trinta dias após biópsia de próstata.

Sobre o exame

O PSA é um procedimento simples, realizado por meio da coleta de sangue. Ele mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata e ajuda a identificar possíveis alterações que merecem acompanhamento médico. Caso haja resultados fora do padrão, o paciente será encaminhado para avaliação e, se necessário, para realização de exames complementares, como a biópsia.

O início da campanha teve a presença do vice-prefeito Fabiano D’ Andrea, do secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, e de outros vereadores, além de Rita de Cássia Ruschel, integrante do conselho da presidência da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) – instituição que apoia a campanha.

Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Do Gabinete