Proposta de Isabelly Carvalho abrange estádios, ginásios e arenas esportivas, públicas ou privadas

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira, 29 de outubro, o Projeto de Lei Nº 154/2025 por meio do Substitutivo Nº 42/2025, da vereadora Isabelly Carvalho (PT), que institui a Política Municipal "Vini Jr." de combate ao racismo nos estádios, ginásios e arenas esportivas, públicas ou privadas, a fim de promover ações educativas permanentes nos espaços esportivos em Limeira.
De acordo com a parlamentar, são ações da política municipal de combate ao racismo nos espaços: a realização e divulgação de campanhas educativas no período que antecede o evento a ser realizado e nos intervalos do evento; a realização e divulgação dos canais oficiais de denúncia contra a prática de racismo, em especial do programa SP Contra o Racismo, instituído pela Lei Estadual Nº 14.187/2010, e a afixação de cartazes.
A divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas de condutas racistas também faz parte das ações previstas, bem como a interrupção do evento em andamento em caso de denúncia ou manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente, sem prejuízo das sanções cíveis, penais e, se for o caso, das previstas no regulamento da competição e legislação desportiva.
Isabelly destacou que a proposta nasce inspirada na trajetória do jogador brasileiro Vinícius Júnior, que se tornou símbolo internacional da luta antirracista após ser alvo de reiterados ataques em estádios da Europa. “O projeto visa consolidar políticas públicas locais que combatam o racismo institucional. Em um país historicamente marcado pelo racismo, é urgente que os municípios assumam o protagonismo no enfrentamento a essa chaga social, promovendo conscientização, prevenção e responsabilização”, defendeu a vereadora.