Everton Ferreira esteve em São Paulo para ver funcionamento da TV pública, que será parceira de Limeira

O presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Ferreira (PSD), conheceu nesta quarta-feira, 22 de outubro, a estrutura da Rede Alesp, com o objetivo de ver de perto o funcionamento da TV pública que será parceira de Limeira. O parlamentar visitou os estúdios em que são produzidos os programas, as salas técnicas que operam e editam as imagens, bem como os equipamentos e softwares usados, e a redação.
Com mais de 120 funcionários, a Rede Alesp tem o propósito de levar para todo o Estado de São Paulo as atividades parlamentares desenvolvidas na Assembleia Legislativa. A TV Câmara Limeira poderá retransmitir o conteúdo.
O presidente da Câmara foi recebido pelo diretor da Rede Alesp, Gilberto Caracanha, que destacou a importância da TV pública para a transparência dos trabalhos dos deputados e, no caso de Limeira, dos vereadores.
Para Everton, a estrutura da TV mostra o desafio que a Câmara terá de levar ao ar o seu canal televisivo e, ao mesmo tempo, a oportunidade de ampliar a divulgação do que é desenvolvido pelo Legislativo limeirense. “Esperamos não apenas ter mais transparência, mas também uma maior participação das pessoas nas decisões políticas de nossa cidade”, afirmou.
O secretário de Comunicação Social da Câmara, Murilo Biagioli, acompanhou a visita e falou sobre a expectativa de implantação da TV Câmara Limeira. “Estamos realizando todo o planejamento para recebermos os equipamentos do Ministério das Comunicações e podermos colocar no ar, em sinal aberto, um canal público que será da cidade”, disse.
A TV Câmara será sintonizada na TV aberta pelo canal 21, podendo transmitir as sessões plenárias, reuniões, eventos e programação com conteúdo próprio, proporcionando maior transparência às ações do Legislativo e informação à população.
Programa Brasil Digital
A Câmara Municipal foi habilitada no fim de 2024 pelo Programa Brasil Digital, do governo federal, com o objetivo de garantir a infraestrutura básica necessária para o serviço de televisão digital, bem como a aquisição e implantação de estações de televisão digital e doação de equipamentos para a transmissão da programação.
Em 3 de julho deste ano, Everton assinou em Brasília um Acordo de Cooperação Técnica com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), envolvendo a Rede Legislativa e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o que garantirá novos canais abertos e permitirá a retransmissão de conteúdo e de canais de TV públicos, entre eles Rede Alesp, TV Câmara dos Deputados, TV Senado, Canal Gov, Canal Brasil e Canal Educação.