• Inicio
  • Notícias
  • Bruna Magalhães propõe atualização em lei para fortalecer ações de fiscalização ambiental em Limeira

Bruna Magalhães propõe atualização em lei para fortalecer ações de fiscalização ambiental em Limeira

Projeto da vereadora busca modernizar legislação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e ampliar possibilidades de investimento

Data de publicação: 17/10/2025 16:31 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Bruna Magalhães propõe atualização em lei para fortalecer ações de fiscalização ambiental em Limeira
Bruna Magalhães propõe atualização em lei para fortalecer ações de fiscalização ambiental em Limeira

A vereadora Bruna Magalhães (PRTB) apresentou nesta sexta-feira, 17 de outubro, na Câmara Municipal de Limeira, o Projeto de Lei Nº 257/2025, que propõe alterações na Lei Nº 6.272/2019, que criou o Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema). O objetivo é adequar a nomenclatura da Secretaria responsável pelo Fundo à atual estrutura administrativa da Prefeitura de Limeira e ampliar a destinação dos recursos para fortalecer as ações de fiscalização e proteção ambiental. 

A proposta corrige a denominação “Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura” para “Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento”, atualizando os dispositivos constantes no artigo 1º, no inciso V do artigo 4º, no inciso II do artigo 6º e no artigo 7º da lei vigente. Além da atualização técnica, o projeto também aprimora o inciso III do artigo 6º, ampliando as possibilidades de aplicação dos recursos do Fundema. 

Atualmente, segundo a parlamentar, a legislação permite a utilização dos recursos apenas para a aquisição de equipamentos para o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta da vereadora Bruna Magalhães passa a permitir que esses recursos sejam usados para custeio, manutenção, aquisição de materiais e equipamentos, capacitação e demais necessidades operacionais da Guarda Civil Municipal e do Pelotão Ambiental, desde que voltadas à preservação do meio ambiente.

De acordo com Bruna Magalhães, a medida vai fortalecer a capacidade de atuação da GCM e do Pelotão Ambiental, permitindo uma fiscalização mais efetiva do descarte irregular de resíduos e outras práticas nocivas ao meio ambiente. “Com essa atualização, estamos garantindo que os recursos do Fundema possam ser aplicados de forma mais ampla e eficiente, contribuindo para que Limeira tenha uma política ambiental ainda mais robusta e alinhada com as demandas atuais de sustentabilidade e fiscalização”, destacou a vereadora. 

*Do Gabinete Parlamentar - vereadora Bruna Magalhães (PRTB)

*Fotos do gabinete parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Do Gabinete