Projeto é de autoria dos vereadores Estevão Nogueira e Costa Júnior
A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira, 13 de outubro, o Projeto de Lei Nº 226/2025 que perpetua o nome de Ícaro Marques Barcellos em área verde localizada na rua Projetada 2, quadra F, no bairro Residencial Jardins de Limeira. A propositura aprovada é de autoria dos vereadores Estevão Nogueira (Avante) e Costa Júnior (Podemos).
Natural de Limeira, Ícaro Marques Barcellos nasceu em março de 2002, filho de Aguinaldo Marques Barcellos (major da Polícia Militar) e Gislaine Marques Barcellos (monitora escolar municipal), e continuou na cidade até o dia do falecimento em 2022.
‘’Estudou na rede municipal de Limeira até os 10 anos e, dos 11 aos 17, no Colégio RGF, onde se destacou no xadrez, sendo campeão por vários anos. Praticava esportes e tinha uma rotina comum de adolescente. Concluiu o ensino médio em 2018, foi aprovado em diversas faculdades e escolheu cursar engenharia química‘’, disseram os parlamentares.
Dois dias antes de completar 18 anos, descobriu que tinha uma massa de um tamanho considerável entre o intestino e a bexiga, com a possibilidade de ser um tumor. Fez tratamento e foi curado, mas, meses depois descobriu um novo tumor, primeiro na perna, depois no cérebro, faleceu aos 19 anos.
Para justificar o projeto, os vereadores descreveram Ícaro como ‘’Um garoto forte, que não perdia a fé e a esperança mesmo passando por tanto sofrimento, Ícaro sempre dizia: ‘eu vou ser curado’. O seu amor era contagiante, estava sempre sorrindo e dando gargalhadas altas. Ninguém tirava dele a fé que tinha em Deus’’.
Segundo os autores, Ícaro foi um guerreiro, um anjo que Deus emprestou por 19 anos, os quais foram vividos intensamente. “Tinha um coração de ouro, não media as forças para ajudar o próximo, principalmente moradores de rua. Sempre parava para ouvi-los e ajudá-los, sem julgamentos”, acrescentaram.