Proposta tem como objetivo ampliar a triagem neonatal preventiva
Os vereadores Mariana Calsa (MDB), Elias Barbosa (PRTB), Zé da Farmácia (Solidariedade) e Dr. Marcelo Rossi (MDB) apresentaram nesta quinta-feira, 9 de outubro, a Indicação N° 3760/2025 à Prefeitura solicitando a inclusão do exame de creatino fosfoquinase (CPK) no teste do pezinho realizado na rede pública de saúde de Limeira.
Segundo os proponentes, o exame CPK é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças neuromusculares, como a distrofia muscular de Duchenne (DMD), uma condição genética rara, progressiva e sem cura, mas cujo tratamento precoce pode retardar o avanço dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Reforçam ainda que a proposta tem como objetivo ampliar a triagem neonatal preventiva e alinhar Limeira a municípios que já adotam protocolos complementares à triagem obrigatória determinada pelo Ministério da Saúde.
“O diagnóstico precoce salva vidas e garante às famílias o direito de buscar tratamento e acolhimento desde o início. Essa é uma ação simples, mas de grande impacto para o futuro das nossas crianças”, destacou Mariana Calsa.
Para os parlamentares, a iniciativa representa um avanço importante na política de saúde preventiva, reforçando o compromisso do município com a prevenção, o diagnóstico precoce e a equidade em saúde, em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 – Saúde e Bem-Estar, da Agenda 2030 da ONU.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Mariana Calsa (MDB)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.