Segundo parlamentar, substância é altamente tóxica e proibida para uso doméstico pela legislação federal
Após receber denúncias de moradores relatando suspeitas de envenenamento de cães e gatos em diferentes regiões do município, a vereadora Tatiane Lopes (Avante) protocolou, nesta segunda-feira, 6 de outubro, a Indicação N° 3714/2025, solicitando à Prefeitura que realize a fiscalização e combate à venda irregular do produto conhecido como “chumbinho”.
“Embora nem sempre seja possível comprovar a origem do veneno, os sintomas apresentados pelos animais e as circunstâncias dos casos apontam forte relação com o uso do produto, uma substância altamente tóxica e proibida para uso doméstico pela legislação federal”, explicou a parlamentar.
Sobre o veneno
O “chumbinho” é um agrotóxico ilegal, cuja comercialização e manipulação representam riscos à vida de animais, pessoas e ao meio ambiente. “Mesmo em pequenas quantidades, o produto pode provocar mortes rápidas e dolorosas em animais de estimação e intoxicações graves em seres humanos, especialmente em crianças, que são mais vulneráveis aos efeitos da substância”, disse Tatiane.
Diante da gravidade da situação, a vereadora defende que a Prefeitura intensifique as ações de fiscalização em comércios e feiras, reforce as campanhas educativas sobre os perigos do uso e da compra desse produto e estimulem as denúncias anônimas de locais suspeitos de venda irregular.
“Precisamos agir com firmeza para proteger a vida dos nossos animais e garantir a segurança da população. O ‘chumbinho’ é uma substância perigosa e sua comercialização é crime. É essencial que o município atue de forma preventiva e punitiva para evitar novas tragédias”, destacou Tatiane Lopes.
A parlamentar reforça ainda a importância da conscientização da sociedade, alertando que a compra ou o uso do “chumbinho” não apenas causa sofrimento e morte aos animais, mas também coloca em risco a saúde pública e o equilíbrio ambiental.
Essas medidas, segundo Tatiane, são fundamentais para coibir práticas criminosas, proteger o bem-estar animal e preservar a segurança da comunidade limeirense.
Do Gabinete Parlamentar - Tatiane Lopes (Avante)
Fotos do Gabinete Parlamentar*
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.