Parlamentares também apresentaram demandas para melhorar a segurança da cidade
Buscando recursos para melhorias para as bases da Guarda Civil Municipal (GCM), a Comissão de Segurança Pública da Câmara visitou a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quarta-feira, 8 de outubro. Em reunião com o presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp, deputado Major Mecca (PL), os parlamentares também apresentaram demandas para melhorar a segurança da cidade.
Durante a reunião, os parlamentares entregaram um ofício ao deputado, no qual solicitam apoio do presidente e da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários para intermediar junto ao Governo do Estado a disponibilização de recursos para promover melhorias estruturais e operacionais nas bases da GCM.
Conforme relataram no documento, uma vistoria técnica foi realizada na base da GCM do Jardim Nova Suíça, em maio, na qual foram identificadas diversas deficiências nas instalações. Apontam ainda a necessidade de reformas e adequações construtivas, bem como melhorias de infraestrutura, zeladoria e aquisição de equipamentos de segurança e proteção para garantir condições adequadas de trabalho aos servidores e de atendimento à população.
Na ocasião, os parlamentares pediram apoio da Comissão da Alesp para a destinação de recursos, celebração de convênios ou apoio técnico que possam contribuir para a reestruturação das bases da GCM.
Demandas para a segurança
O colegiado também entregou ofício ao deputado apresentando demandas para melhorar a segurança pública de Limeira, dentre elas a solicitação de convocação de delegados, escrivães e investigadores para suprir o déficit de efetivo da Polícia Civil em Limeira, a reforma e manutenção dos prédios das forças de segurança, visando melhores condições estruturais para o desempenho das atividades e a disponibilização de novas viaturas para a Polícia Militar, a fim de ampliar o patrulhamento ostensivo e a capacidade de resposta.
O colegiado também solicitou a possibilidade de celebração de convênio entre as forças de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal) para integração de ações e otimização de recursos e o fornecimento e atualização de armamentos para os policiais militares e civis, assegurando condições adequadas de trabalho e segurança.
“Essas solicitações refletem as necessidades mais urgentes da segurança pública local, em benefício direto da população limeirense”, destacaram.
A Comissão
A Comissão de Segurança Pública é responsável por opinar sobre proposituras relativas à área, bem como promover estudos e reuniões sobre a criminalidade, a violência e a segurança pública, propondo medidas necessárias à melhoria da prevenção e proteção da comunidade; atuar junto às esferas governamentais a fim de implementar políticas de segurança pública no Município; e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da legislação municipal pertinente à segurança pública.
Fazem parte do colegiado os vereadores Costa Júnior (Podemos), presidente; Felipe Penedo (PL), vice-presidente, e Carlinhos do Grotta (PL), secretário.