Recurso é destinado a ações de diagnóstico, cuidados preventivos, tratamento especializado e campanhas educativas
O vereador Zé da Farmácia (Solidariedade) protocolou na última segunda-feira, 22 de setembro, a Emenda Impositiva N°73/2025 destinando R$ 500 mil para o Programa de Prevenção e Tratamento do Pé Diabético, previsto na Lei Municipal Nº 5.094/2013. O recurso será aplicado em ações de diagnóstico precoce, cuidados preventivos, tratamento especializado e campanhas educativas voltadas à população com Diabetes Mellitus.
De acordo com o parlamentar, com a destinação da emenda, Limeira terá condições de ampliar o atendimento especializado, disponibilizando profissionais capacitados, protocolos clínicos modernos, podologia preventiva, órteses e próteses, além de intensificar campanhas de conscientização. A medida visa reduzir amputações, internações e melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes.
“Nosso compromisso é cuidar da saúde da população e oferecer condições para que o diabético tenha um tratamento digno e preventivo. Essa emenda é um investimento em qualidade de vida, dignidade e prevenção”, destacou Zé da Farmácia.
Segundo o vereador, o recurso também possibilitará o fortalecimento dos mutirões de avaliação dos pés diabéticos, integração dos atendimentos com o prontuário eletrônico do paciente e capacitação permanente das equipes de saúde.
“A iniciativa reforça o papel de Limeira como referência regional no cuidado integral ao paciente diabético, transformando prevenção em economia para o sistema de saúde e, principalmente, em esperança para quem convive diariamente com os desafios da doença” afirmou o parlamentar.
As emendas seguem em análise pela Comissão de Orçamento e Fiscalização do Executivo, dentro do processo de discussão e votação do PPA (Projeto de Lei Nº 212/2025).
Sobre a Doença
O diabetes é uma das doenças crônicas prevalentes do Brasil e está relacionado a complicações nos pés, conhecidas como pé diabético. Estudos apontam que até 25% dos pacientes diabéticos desenvolvem lesões nos pés ao longo da vida, sendo o pé diabético responsável por mais de 60% das amputações não traumáticas no país.
*Do Gabinete Parlamentar - Zé da Farmácia (Solidariedade)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.