Objetivo é incentivar estudantes a desenvolverem a prática da escrita, estimulando o raciocínio crítico, leitura e formação cidadã
As inscrições para a 12ª edição do Concurso de Redação Vinícius de Moraes estão prorrogadas até o dia 5 de outubro. A iniciativa é realizada pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, tem caráter cultural e educativo, com o objetivo incentivar os estudantes a desenvolverem a prática da escrita, estimulando o raciocínio crítico, a leitura e a formação cidadã.
Os interessados podem se inscrever por meio deste link. Podem participar estudantes de Limeira regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e em cursos pré-vestibulares. Neste ano, o tema escolhido é: ‘Seremos substituídos? O impacto da Inteligência Artificial nas relações de trabalho’.
O concurso foi criado pela Resolução Nº 581/2014, de autoria da ex-vereadora Erika Tank. Desde a primeira edição, em 2014, o concurso já reuniu 2.914 redações com temas variados e de grande relevância social, como discriminação de gênero, crise hídrica, bullying, pandemia e o futuro da educação no Brasil.
Como participar
As inscrições, que começaram em 4 de agosto, foram prorrogadas até o dia 5 de outubro de 2025. Todo o processo será realizado de forma online. O texto deve ser dissertativo, com mínimo de 30 linhas e máximo de 40. A redação precisa ser feita à mão, digitalizada e enviada por e-mail à Escola Legislativa até a data final. O participante receberá a confirmação de inscrição em até cinco dias úteis. A avaliação considerará critérios como correção gramatical, objetividade, originalidade e ortografia.
Categorias
Categoria 1 – 9º ano do Ensino Fundamental II
Categoria 2 – 1º ano do Ensino Médio
Categoria 3 – 2º ano do Ensino Médio
Categoria 4 – 3º ano do Ensino Médio
Categoria 5 – Pré-vestibular
Premiação
Serão premiados com diplomas os três primeiros colocados de cada categoria e seus professores. A cerimônia será realizada no dia 18 de novembro, às 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara Municipal de Limeira.