Estudantes, profissionais, familiares, cuidadores, representantes de grupos de terceira idade e autoridades prestigiaram o evento
O V Seminário de Atenção e Prevenção à doença de Alzheimer, idealizado pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), autor da Lei N°5.833/2017, reuniu 300 pessoas nesta sexta-feira, 19 de setembro, no Teatro Nair Bello. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a demência, celebrado dia 21 de setembro, o evento foi marcado por emoção, conexão e informação.
De acordo com o parlamentar, a esquete teatral Sentimentos Além do Esquecimento, apresentada pelo Grupo Levitar de Teatro, comoveu o público na abertura. Na sequência, Dr. Marcelo abordou as políticas públicas e a necessidade do olhar humanizado e completo para a demência, considerando desde aspectos preventivos até o suporte aos familiares, pois a doença não tem cura. Também destacou o envelhecimento populacional de Limeira, em que os idosos já correspondem a 18% do total de habitantes - 54,6 mil pessoas - e anunciou a destinação de emenda impositiva ao orçamento público para zerar a fila de espera de idosos por aparelhos auditivos.
Acompanhado da primeira-dama Luciana Félix, o prefeito Murilo Félix (Podemos) anunciou que, paralelamente às obras do Centro de Referência do Idoso, o projeto para do Centro de Atenção e Prevenção à doença de Alzheimer (CAPAZ) já está sendo elaborado com a contribuição técnica do Dr. Marcelo Rossi.
O vereador destacou que o jornalista Fernando Aguzzoli emocionou o público ao compartilhar a experiência que viveu com a avó após o diagnóstico de Alzheimer. Diretor do instituto Walking the Talk for Dementia, que organiza uma conferência internacional anual com mais de 25 nacionalidades para discutir o futuro da demência em diferentes culturas, também trouxe novas perspectivas sobre a doença. O seminário contou ainda com a participação da neuropsicóloga Maira Okada, outra referência mundial na área, e do paciente Rogério Bech, que fez o relato pessoal depois da descoberta da doença ainda na fase inicial. Acompanhado pela esposa Karin Bech, que também expôs a experiência pessoal.
A palestra sobre os benefícios cognitivos da musicoterapia com a especialista Flávia Moselli, que fez uma vivência com a plateia; e palestra sobre A Neurociência da Ginástica para o Cérebro, com a mestre em educação Talita Santoro, selaram o evento. O seminário contou ainda com a presença do presidente do Centro de Promoção Social (Ceprosom), Dimas Peruzza, dos secretários municipais – Antonio Montesano Neto, de Educação; Alexandre Ferrari, de Saúde; e Silvio Brito, de Turismo e Eventos. Os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PP), Elias Barbosa (PRTB), Lu Bogo (PL) e Isabely Carvalho (PT), também prestigiaram o V Seminário de Atenção e Prevenção à doença de Alzheimer.
A Chicago Jazz Band encantou o público no recinto, conforme Dr. Marcelo.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.