Vereador propõe realização de curso voltado à população sobre importância de preservar recursos hídricos
Como parte de uma estratégia voltada à proteção dos recursos hídricos e ao fortalecimento da segurança no abastecimento de Limeira e região, vereador, Everton Ferreira (PSD), também presidente da Câmara, promoveu uma série de visitas técnicas a mananciais, nascentes e represas no dia 2 de setembro, para conhecer detalhes da situação hídrica da cidade.
Acompanhado do professor Hiroshi Yoshizane, da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp), referência em estudos hidrográficos da região, e Jaime Franco de Oliveira Júnior, especialista em planejamento ambiental e hídrico, o parlamentar percorreu pontos estratégicos da bacia hidrográfica do Ribeirão Pinhal e do Rio Jaguari, mananciais essenciais para o fornecimento de água à cidade.
Durante as inspeções, foram identificados sinais de degradação ambiental, como o assoreamento da Represa Tabajara, evidência concreta da necessidade de medidas urgentes para recuperação e preservação desses ecossistemas. Além da observação técnica, a visita também buscou levantar informações para subsidiar políticas públicas e futuras ações legislativas relacionadas à proteção dos recursos hídricos municipais.
A partir dessa experiência, o parlamentar propôs a criação do Curso Hídrico Popular, com três etapas práticas, destinado a envolver a população no entendimento da origem da água que abastece suas casas, dos desafios enfrentados pelas estruturas de captação e tratamento, e da importância de preservar as Áreas de Proteção Permanente (APPs).
Atualmente, segundo Everton, o curso está em fase de planejamento na Câmara, em diálogo com a Escola Legislativa, e trabalha para viabilizar a iniciativa, buscando parcerias que tornem essa ferramenta de educação ambiental ainda mais efetiva. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o papel ativo que cada cidadão pode desempenhar no cuidado com o meio ambiente e no uso consciente da água.
Para Everton, a iniciativa vai além da educação ambiental, representa um investimento concreto no futuro do município. “A melhor forma de investir no curto prazo é olhando para o longo prazo. E cuidar das nossas nascentes hoje é garantir que as próximas gerações não enfrentem crises hídricas amanhã. Preservar nossos mananciais é uma das decisões mais estratégicas que podemos tomar pelo futuro de Limeira”, afirmou o vereador.
*Do Gabinete Parlamentar
*Fotos do Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.