• Inicio
  • Notícias
  • Bruna Magalhães discute ampliação do Programa Municipal “Cólica Não é Normal” em Limeira

Bruna Magalhães discute ampliação do Programa Municipal “Cólica Não é Normal” em Limeira

Vereadora aborda o tema em reunião com médico ginecologista para articular apoio técnico

Data de publicação: 26/08/2025 09:34 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Bruna Magalhães discute ampliação do Programa Municipal “Cólica Não é Normal” em Limeira
Bruna Magalhães discute ampliação do Programa Municipal “Cólica Não é Normal” em Limeira

Em reunião realizada na sexta-feira, 22 de agosto, a vereadora Bruna Magalhães (PRTB) encontrou-se com o médico Lucas Franco para tratar sobre implementação e fortalecimento do Programa Municipal de Atenção Integral à Mulher com Endometriose – Cólica Não é Normal, instituído pela Lei Ordinária Nº 7.158/2025, de autoria da parlamentar, sancionada em 29 de julho de 2025. 

Durante o encontro, a vereadora apresentou ao especialista na área de ginecologia o Grupo de Mulheres com Endometriose, idealizado como espaço de acolhimento, escuta e mobilização social, com foco no empoderamento feminino e no acesso a políticas públicas de saúde. 

Segundo a parlamentar, o médico, que também é preceptor de residência médica de ginecologia e obstetrícia e  especialista em histerotomia, destacou a importância da criação de uma equipe multidisciplinar no atendimento às pacientes, composta por profissionais das áreas de medicina, nutrição, psicologia, educação física e assistência social, a fim de oferecer um cuidado integral e humanizado às mulheres diagnosticadas com a doença.  

“Foi uma conversa muito produtiva e importante para entendermos melhor como podemos ampliar o apoio e a atenção às mulheres da nossa cidade, seguindo também as diretrizes da Lei Ordinária Nº 7.158/2025”, afirmou a vereadora, ao informar que o médico é reconhecido no atendimento à mulheres com endometriose em Limeira. 

A lei estabelece a criação de ações permanentes no município de Limeira voltadas à conscientização, diagnóstico precoce e tratamento da endometriose, doença que afeta milhões de brasileiras e que, por muitos anos, foi invisibilizada nas políticas públicas de saúde, de acordo com Bruna Magalhães.  

Para a vereadora, o diálogo com profissionais da área é uma forma embasar a iniciativa com evidências, com a finalidade de promover  atenção integral à saúde da mulher. “A expectativa é que, com o apoio técnico de especialistas como o Dr. Lucas Franco, o programa seja expandido e se torne referência no estado de São Paulo”, defendeu Bruna. 

Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Bruna Magalhães (PRTB) 

*Fotos do Gabinete parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Do Gabinete Endometriose