Everton Ferreira discutiu com Celso Gonçalves o aumento das ocorrências e a necessidade de ampliar ações educativas
Nesta quarta-feira, 20 de agosto, o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), se reuniu com o secretário de Mobilidade Urbana, Celso Gonçalves, para discutir o aumento no número de acidentes de trânsito em Limeira nos últimos meses. Durante a reunião, foi destacada a necessidade de ações em parceria com a Câmara Municipal, incluindo atividades de educação no trânsito em escolas e espaços públicos, como praças e parques, com o objetivo de envolver a população limeirense e conscientizar sobre a importância do respeito às regras de circulação.
“O aumento no número de acidentes e vítimas fatais em Limeira é algo que nos preocupa muito. Precisamos unir esforços para mudar essa realidade, fortalecendo campanhas educativas, parcerias e ações que levem informação à população”, afirmou o presidente Everton Ferreira.
O secretário também registrou preocupação. “Nós temos uma cultura de desrespeito às leis de trânsito. Embora sejam necessárias punições, como multas, esse não é nosso objetivo principal. A multa é consequência do erro. Temos que atuar na prevenção”, destacou Gonçalves.
Atualmente, Limeira conta com 60 agentes de trânsito, sendo 55 em atividade, mas o ideal seria pelo menos triplicar esse número, segundo o secretário. Além disso, cerca de 30 guardas municipais realizaram curso específico e agora também atuam no setor, como forma de reforçar o trabalho no município.
Conforme levantamento feito pelo programa Educadora de Manhã, da Educadora, as mortes no trânsito em Limeira já somam 41 até o dia 20 de agosto. No ano passado, foram registrados 58 óbitos ao longo de todo o ano. Ainda de acordo com dados do Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo, o município já contabiliza, em 2025, 190 casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito. Em 2024, esse número chegou a 471 registros. Everton destacou ainda informações recebidas da Elektro indicando que, até o momento, foram constatados 43 abalroamentos, ou seja, colisões ou choques violentos entre veículos e postes da cidade.
Como encaminhamento, o presidente Everton Ferreira se comprometeu a participar das discussões da Secretaria de Mobilidade e colocou a Câmara Municipal à disposição para apoiar campanhas e iniciativas da Prefeitura que promovam um trânsito mais seguro em Limeira.
*Do Gabinete da Presidência
*Fotos do Gabinete da Presidência
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.