O objetivo é valorizar o compromisso, competência e sensibilidade desses agentes, segundo vereadora
A vereadora Bruna Magalhães (PRTB) protocolou nesta quarta-feira, 20 de agosto, na Câmara Municipal de Limeira, duas moções de reconhecimento que destacam o papel de lideranças e profissionais no fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência. As moções estão previstas para votação na próxima sessão legislativa.
A Moção Nº 225/2025 homenageia a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina e coordenadora da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, Marina Elisabete de Alencar, “pela atuação na promoção de ações integradas e estratégias inovadoras voltadas à proteção das mulheres limeirenses”.
Já a Moção Nº 226/2025 reconhece o trabalho dos(as) agentes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), “pelo atendimento humanizado, vigilância das medidas protetivas e atuação constante em articulação com a Rede Elza Tank e demais órgãos de segurança".
A autora das duas proposições ressaltou que as moções têm o objetivo de valorizar o compromisso, a competência técnica e a sensibilidade humana de quem atua diretamente no enfrentamento à violência de gênero. “Essas moções são uma forma institucional de reconhecimento ao trabalho sério e comprometido de pessoas que fazem a diferença na vida de tantas mulheres. Valorizar esses agentes é também reforçar nosso compromisso com políticas públicas que salvam vidas”, afirmou a parlamentar.
Reconhecimento à atuação de Marina Alencar
De acordo com Bruna, a Moção Nº 225/2025 destaca a condução técnica e política de Marina Elisabete de Alencar à frente do Conselho Municipal da Condição Feminina e da Rede Elza Tank.
Dentre as ações destacadas no documento estão a organização da primeira reunião de planejamento do ano; a apresentação do fluxo de atendimento da Rede à Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara; a articulação com secretarias, serviços públicos, lideranças religiosas e estabelecimentos; a proposta de transformar postos de combustíveis em pontos de acolhimento; a capacitação da GCM para o uso do Botão do Pânico.
Valorização da Patrulha Maria da Penha
Com relação à Moção Nº 226/2025, que propõe o reconhecimento dos(as) agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM, Bruna descreve que eles desempenham papel estratégico na aplicação de medidas protetivas, nas visitas preventivas e no atendimento emergencial por meio do Botão do Pânico.
A proposição também destaca os investimentos recentes do Executivo na estrutura da Patrulha e iniciativas do Legislativo, como o Projeto de Lei Nº 174/2025, que propõe a criação de espaços de atendimento humanizado nos polos da Guarda Civil Municipal (“Espaço Guardião”).
“As moções seguem agora para votação na próxima sessão da Câmara Municipal, reforçando o compromisso do Legislativo com o reconhecimento e a valorização de quem atua na linha de frente da defesa dos direitos das mulheres em Limeira”, destacou Bruna Magalhães.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Bruna Magalhães
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.