Empresa Linear Denki verificou espaço da torre de transmissão e abrigo no Jd. Planalto
A Câmara Municipal de Limeira recebeu nesta terça-feira, 19 de agosto, vistoria do Ministério das Comunicações (MCom) como uma das etapas para a implantação da TV digital. Na ocasião, foram verificadas a estrutura do espaço da torre de transmissão e do abrigo, localizados no Jardim Planalto, que receberão os equipamentos de transmissão.
O trabalho foi acompanhado pelo secretário de Comunicação Social, Murilo Biagioli, e por técnicos da Câmara. A vistoria contou com a presença de um engenheiro da empresa Linear Denki, vencedora de licitação no MCom e que será responsável por parte das instalações das estações de transmissão de TV digital.
Com o uso de um drone, foi realizada ainda uma vistoria na torre de transmissão, que possui 60 metros de altura e receberá duas antenas VHF, que ficarão em uma altura de 48 e 54 metros, respectivamente. O espaço externo terá três ou quatro parabólicas, com 2,60 metros de diâmetro, que será definido pela equipe técnica do MCom.
Segundo o secretário, o abrigo em que ficarão os equipamentos, como os transmissores, precisará passar por uma adaptação, especialmente para receber, do próprio Ministério das Comunicações, os aparelhos de ar-condicionado, bem como para alterar a rede de energia para alimentação trifásica e tensão de 220V. “Foi uma vistoria positiva, que antecede a entrega dos equipamentos. Receberemos um relatório do Ministério das Comunicações por meio da empresa Linear e vamos iniciar as adaptações solicitadas para que o abrigo possa ter condições de receber os equipamentos”, disse Murilo.
Acordo com a Rede Legislativa
No dia 3 de julho, o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), assinou em Brasília um Acordo de Cooperação Técnica no Âmbito do Programa Brasil Digital com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A cooperação, com a Rede Legislativa e com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), garantirá novos canais abertos e permitirá a retransmissão de conteúdo e de canais de TV públicos pelo Legislativo limeirense, como TV Câmara, TV Senado, TV Alesp, Canal Gov, Canal Brasil e Canal Educação.
Programa Brasil Digital
A Câmara Municipal foi habilitada no fim de 2024 pelo Programa Brasil Digital, do Governo Federal, com o objetivo de garantir a infraestrutura básica necessária para a oferta do serviço de televisão digital, bem como a aquisição e implantação de estações de televisão digital e doação de equipamentos transmissores para a transmissão da programação.
A chamada TV Câmara será transmitida na TV aberta pelo canal 21, podendo transmitir as sessões plenárias, reuniões, eventos e programação com conteúdo próprio, proporcionando maior transparência às ações do Legislativo e informação à população.