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Projeto “Idoso Por Um Minuto”: alunos de escola pública têm novo olhar sobre o envelhecimento

Dr. Marcelo Rossi levou projeto à escola do Ouro Verde; vereador júnior, Pietro Cogui, acompanhou a atividade

Data de publicação: 19/08/2025 09:01 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Projeto “Idoso Por Um Minuto”: alunos de escola pública têm novo olhar sobre o envelhecimento
Projeto “Idoso Por Um Minuto”: alunos de escola pública têm novo olhar sobre o envelhecimento

Alunos da rede estadual de ensino com idades entre 17 a 18 anos mudaram suas percepções sobre o envelhecimento depois que participaram do projeto Idoso Por Um Minuto realizado pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) nesta segunda-feira, 18 de agosto. Ele é autor da Lei Ordinária Nº 6470/2020 que reconhece oficialmente no Município de Limeira o projeto de conscientização.

O grupo formado por 70 estudantes da Escola Estadual Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima, do Jardim Ouro Verde, simulou situações cotidianas enfrentadas pelos idosos, como a redução das capacidades auditiva, visual, tátil, cognitiva e de mobilidade. Além de luvas, fones de ouvido, óculos embaçados, elásticos, cadeiras de rodas, andadores e acessórios de musculação, a dinâmica teve uma novidade – os adolescentes jogaram tênis de mesa com as limitações que simulam os impactos do envelhecimento.

“Vou ter mais paciência com as pessoas mais velhas. É o que aprendemos com essa experiência, pois as condições às quais fomos submetidas era muito, mas muito desconfortáveis mesmo”, relata Mariane. “A sensação de sentir principalmente o peso no corpo ao subir escadas, por exemplo, despertou essa necessidade de termos mais consciência sobre o envelhecimento”, observa Gabriel Gimenez.

A convite do Dr. Marcelo, vereador júnior apadrinhado por ele, Pietro Cogui, também acompanhou a atividade, pois pretende levar o projeto Idoso Por Um Minuto à instituição onde estuda - Escola Estadual Leovegildo Chagas Santos. 

A Lei Ordinária Nº 6470 aprovada na Câmara em 2020 prevê a realização de atividades em escolas públicas e privadas, universidades, empresas, shopping, associações e colégios técnicos foram palcos de vivências de situações cotidianas enfrentadas pelos idosos. A ação é dividida em três etapas – aprendizado sobre as mudanças fisiológicas, vivências que simulam situações cotidianas e reflexões sobre a conduta do jovem perante o idoso. 

Do Gabinete Parlamentar – Vereador  Dr. Marcelo Rossi (MDB)

*Fotos do Gabinete parlamentar

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