Comitiva conhece instalações e protocolos de atendimento às mulheres vítimas de violência
Em visita à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e à Seccional da Polícia Civil, a vereadora Lu Bogo (PL), procuradora Especial da Mulher da Câmara de Limeira e as vereadoras procuradoras Adjuntas, Tatiane Lopes (Avante), Isabelly Carvalho (PT) e Bruna Magalhães (PRTB) foram recebidas nesta quinta-feira, 14 de agosto, pelo delegado Seccional Antônio Luís Tuckumantel, que estava acompanhado pelos delegados Edgar Albanez (DDM Limeira) e Leonardo Burger (DIG/Dise).
Na ocasião, Dr. Tuckumantel justificou o convite às vereadoras, que foi motivado pela Moção de Apelo Nº 179/2025, protocolada pela vereadora Lu Bogo e encaminhada cópias para o prefeito Murilo Felix (Podemos) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), bem como às secretarias de Estado e do Município de Segurança Pública.
Na Seccional, as vereadoras visitaram a Sala Lilás, local de acolhimento às mulheres vítimas de violência, e foi detalhado como é feita a escuta, de maneira virtual, por uma delegada plantonista. "Oferecemos com a nossa estrutura um atendimento diferenciado, as mulheres são ouvidas e acolhidas, mesmo que virtualmente (videoconferência), por uma delegada que faz o registro do Boletim de Ocorrência e inicia o processo para os despachos de investigação, solicitação de medida protetiva, esta é a porta de entrada. Elas têm neste momento a privacidade e tempo necessário para o relato do fato, início do processo", explicou o delegado Edgar.
A estrutura da Seccional está, de acordo com o delegado, adequada para o atendimento, porém, no que diz respeito a questão de equipe multidisciplinar, é preciso uma parceria com o município para que sejam firmados convênios, por exemplo como ocorre em Araras, para a contratação de estagiários, que ajudam no atendimento tanto na Seccional como na DDM.
"Uma outra possibilidade é estreitar com o município os atendimentos feitos pela Patrulha Maria da Penha, possibilitando por exemplo, uma otimização nas diligências e comunicação, alinhando os canais entre as frentes de trabalho", comentou Edgar.
Após a visita à Seccional, as vereadoras foram à DDM onde viram de perto a estrutura da delegacia. "Aqui temos a brinquedoteca e também contamos com a Sala Lilás, onde é feita a escuta e acolhimento à mulher. Para potencializar ainda mais o trabalho é preciso firmar a parceria com o município, mais estagiários, ampliar a rede de atendimento", sugeriu a vereadora Lu Bogo. "Limeira é uma cidade privilegiada, conta com profissionais dedicados que se desdobram para atender a população, mas, o nosso papel é pedir mais. Por isso fizemos a moção para provocar a administração municipal e Governo do Estado para as possibilidades de convênios e parcerias para a contratação de mais estagiários, potencializando ainda mais os serviços oferecidos, que são de grande excelência", completou a vereadora.
As vereadoras esclareceram as dúvidas a respeito do que pode ser melhorado e reforçaram o compromisso com os delegados de darem prosseguimento nos pedidos de ampliação de convênios e parcerias com o município. "Este encontro não é uma questão política, é uma questão de acolhimento, de serviço, de melhorar o que está sendo oferecido para a nossa população. Temos ótimos delegados, ótimos profissionais e precisamos oferecer mais condições para estas pessoas que fazem o trabalho às vítimas de violência e também para agilizar o atendimento às mulheres", completou Lu Bogo.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Lu Bogo (PL)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.