Vereadora destaca avanços da Polícia Civil e propõe criação de “Espaço Guardião” nos polos da GCM
A vereadora Bruna Magalhães (PRTB) participou, nesta quarta-feira 14 de agosto, de uma visita técnica à Delegacia Seccional de Polícia de Limeira, a convite do delegado Seccional Antônio Luís Tuckumantel, para conhecer de perto a atual estrutura de atendimento à mulher vítima de violência no município.
Durante o encontro, a vereadora elogiou a organização e o funcionamento da rede de proteção à mulher mantida pela Polícia Civil, destacando como um avanço importante a reclassificação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para a Primeira Classe, a mais alta da hierarquia da instituição, segundo a parlamentar.
De acordo com Bruna, essa reclassificação garantiu a nomeação definitiva de um delegado ou delegada titular com ampla experiência, fortalecendo o atendimento especializado na cidade. Além disso, enfatizou que o sistema de proteção à mulher funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma presencial, remota e com estrutura humanizada, por meio de atendimento presencial na sede da DDM durante o expediente; via acolhimento no Plantão Policial, com a estrutura da Sala Lilás – espaço reservado e humanizado com brinquedoteca; e registro de ocorrências e solicitação de medidas protetivas via Delegacia Eletrônica, com atendimento especializado da DDM Online por videoconferência.
Durante a visita, a vereadora destacou que seu Projeto de Lei Nº 174/2025, em tramitação na Câmara Municipal, vem para somar forças ao trabalho da Polícia Civil e ampliar a rede de proteção à mulher em Limeira. A proposta institui o “Espaço Guardião”, salas de atendimento humanizado da Patrulha “Maria da Penha” nos polos da Guarda Civil Municipal (GCM). “O projeto busca descentralizar o acolhimento, garantindo que as mulheres tenham acesso a escuta ativa, orientação e encaminhamento qualificado nos diversos territórios da cidade, com suporte integrado à rede de proteção já existente”, explicou a autora.
Segundo Bruna, a iniciativa é fundamentada nos princípios da dignidade da pessoa humana, igualdade de gênero e nas diretrizes da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), além de estar alinhada com a Lei nº 13.431/2017 e o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). “A visita reforça o meu compromisso e da Polícia Civil com o enfrentamento à violência de gênero, por meio do diálogo interinstitucional e da construção conjunta de políticas públicas eficazes e humanas para proteger as mulheres limeirenses”, destacou a parlamentar.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Bruna Magalhães (PRTB)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.