• Inicio
  • Notícias
  • Mês da Promoção à Atividade Física é inserido no Calendário Oficial

Mês da Promoção à Atividade Física é inserido no Calendário Oficial

Evento será promovido em setembro, em consonância à comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física

Data de publicação: 12/08/2025 08:54 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Mês da Promoção à Atividade Física é inserido no Calendário Oficial
Mês da Promoção à Atividade Física é inserido no Calendário Oficial

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de agosto, foi aprovado por todos os parlamentares o Projeto de Lei Nº 131/2025, de autoria do vereador Guilherme Guido (PL). O projeto institui o “Mês da Promoção à Atividade Física” em consonância à comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a ser realizado, anualmente, no dia 1° de setembro. 

O vereador, autor do projeto, explica que a data foi escolhida por já ser reconhecida nacionalmente desde a regulamentação da profissão pela Lei Federal Nº 9.696/1998, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. Guilherme Guido também destacou a importância da atividade física na vida das pessoas e a relevância da atuação desses profissionais, que desempenham um papel fundamental no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, promovendo os benefícios da atividade física para a saúde em contextos escolares e em outras áreas relacionadas. 

Segundo a propositura, com o evento comemorativo instituído, ele passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira, com o objetivo de: 

  • Reconhecer a importância da atividade física e dos profissionais de educação física para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento social da população; 
  • Promover ações de conscientização sobre os benefícios da prática de atividades físicas supervisionadas; 
  • Valorizar o trabalho desses profissionais em escolas, academias, centros esportivos, centros comunitários e demais espaços de atuação;

“O reconhecimento e a valorização da categoria são formas de incentivar o constante desenvolvimento dos profissionais, fortalecendo sua motivação e comprometimento. Ao serem valorizados, tendem a oferecer aulas de maior qualidade, tanto em espaços públicos quanto privados, o que contribui diretamente para o bem-estar e a saúde da população do município”, pontuou o parlamentar. 

O projeto aprovado segue para apreciação do prefeito Murilo Felix (Podemos) para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.

Registrado em: Sessões Resultado da sessão