Projeto de Mara Isa Mattos Silveira e Nilton Santos foi aprovado em sessão ordinária
Homenagear o casal Augusto Rufino Mercuri e Maria De Carli Mercuri, esse é o objetivo do Projeto de Lei Nº 173/2025, dos vereadores Mara Isa Mattos Silveira (PL) e Nilton Santos (Republicanos), aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de agosto.
A proposta altera dispositivos da Lei Nº 5499/2015, que denomina de Rota das Plantas e Flores o trecho ou caminho paralelo ao KM 118 da Rodovia Deputado Laércio Corte, para que a via passe a se chamar Rota das Plantas e Flores Augusto e Maria Mercuri.
Conforme a justificativa, o local é conhecido pelo número de empresas especializadas no comércio de mudas, plantas e flores, atraindo consumidores de Limeira e outros municípios, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da economia da cidade. “A história desse trecho tão relevante para a cidade confunde-se com a trajetória do casal Augusto e Maria Mercuri, cuja vida é marcada por espírito empreendedor, dedicação ao trabalho e amor profundo por Limeira”, afirmaram os autores.
Augusto e Maria se mudaram para Limeira em 1948. Após sofrer um acidente de trabalho, o marido começou a ajudar o amigo na venda de flores na feira. “Em certa ocasião, Augusto levou para casa uma dúzia de Palmas. Maria, sua esposa, uma costureira talentosa e muito estimada pelas clientes, viu naquelas flores uma oportunidade. O que começou como uma venda informal no ateliê, transformou-se, com o esforço e a dedicação de toda a família, na Floricultura Mercuri, fundada há quase 60 anos e reconhecida, até hoje, como uma das mais tradicionais da cidade”, relataram Mara Isa e Nilton.
O projeto aprovado segue para apreciação do prefeito Murilo Félix (Podemos) para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.