Vereador busca aumentar a segurança das mulheres que usam o transporte público
Com o objetivo de aumentar a segurança das mulheres que utilizam o transporte público na cidade e em sintonia com a campanha Agosto Lilás, o vereador Costa Júnior (Podemos) protocolou, nesta quinta-feira, 7 de agosto, o Requerimento N° 506/2025, no qual questiona a Prefeitura sobre a possibilidade de implantação do projeto “Abrigo Amigo”, que visa a instalação de abrigos de ônibus inteligentes equipados com totens de atendimento remoto.
Dentre os questionamentos feitos pelo parlamentar, ele quer saber se há estudo ou planejamento em curso para a instalação de totens de atendimento remoto integrados à Guarda Civil Municipal (GCM) ou à Polícia Militar em abrigos de ônibus equipados com tecnologia de segurança e se é tecnicamente viável a implantação dos totens, como os utilizados no modelo do “Abrigo Amigo” em Cuiabá (MT).
O parlamentar também pergunta, se houver viabilidade de implantação do projeto, quais seriam os critérios técnicos e sociais utilizados pela Prefeitura para definir os locais prioritários para a instalação de abrigos com esse tipo de tecnologia e se há previsão orçamentária de captação de recursos para viabilizar o projeto em Limeira.
No documento, Costa justifica que a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas de prevenção à violência de gênero, em alinhamento com a Lei Maria da Penha e em resposta aos crescentes índices de violência urbana e doméstica. “Essa é uma ação preventiva, eficaz e necessária, que pode ser implementada de forma progressiva, iniciando-se por meio de um projeto piloto em regiões prioritárias do município", ressaltou o vereador.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Costa Junior (Podemos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.