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Comissão de Obras questiona Prefeitura sobre serviços de zeladoria urbana

Parlamentares querem saber quais empresas prestam os serviços, custos, cronograma e quantidade de equipes

Data de publicação: 12/06/2025 16:57 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Obras questiona Prefeitura sobre serviços de zeladoria urbana
Comissão de Obras questiona Prefeitura sobre serviços de zeladoria urbana

Entender como estão sendo executados os serviços de zeladoria na cidade, esse é o objetivo do ofício encaminhado à Prefeitura pela Comissão de Obras na reunião desta quinta-feira, 12 de junho. Os parlamentares pediram que o Executivo encaminhe de forma discriminada a relação dos serviços executados, quais empresas são responsáveis, bem como o custo e o cronograma de realização.

Fiscalização

A Comissão de Obras da Câmara vai fiscalizar as obras de duplicação da avenida Dr. Lauro Corrêa no dia 24 de junho. O secretário de Obras e a empresa responsável foram convidados para acompanhar a diligência. O objetivo é entender os motivos da paralisação.

Os parlamentares também vão vistoriar as ruas Antônio de Lucca e Arthur Reis, nos bairros Alvorada e Nova Suíça. De acordo com eles, o asfaltamento já foi concluído, no entanto as vias não foram liberadas ainda. 

Questionamentos sobre o andamento das obras foram enviados pelo colegiado à Prefeitura. Os vereadores querem saber: porque as obras da avenida Dr. lauro Corrêa estão paralisadas e se há entraves jurídicos ou técnicos que impeçam o andamento. Também questionaram sobre a situação do asfaltamento das ruas Antônio de Lucca e Arthur Reis.

Denúncia

Durante a reunião, os parlamentares receberam uma denúncia da Associação de Moradores do Jardim Primavera sobre o estado do asfalto do bairro. Conforme o documento, há afundamento e danos em várias ruas, dificultando o tráfego de veículos e trazendo transtornos para os moradores. Eles afirmam que parte da infraestrutura ainda está dentro da garantia da Construtora Cataguá, para a qual já pediram o reparo, no entanto nada foi feito.

A Comissão encaminhou ofício à Prefeitura para que informe quais providências serão adotadas em relação aos problemas apontados. 

Iluminação pública

Os vereadores também debateram sobre o resultado do trabalho da Comissão para a regularização dos problemas de iluminação pública da cidade nos últimos meses. De acordo com eles, após a reunião realizada pela Comissão no dia 29 de maio, na qual foram ouvidos representantes da Secretaria de Obras e da Fortnort, responsável pela troca de lâmpadas, três equipes da empresa foram colocadas nas ruas, intercaladas dia e noite, para regularizar a situação.

Segundo o colegiado, é possível identificar visualmente a melhora da situação da iluminação pública na cidade. Eles também disseram que boa parte dos protocolos levados aos gabinetes já foram solucionados. “A Comissão tem acompanhado de perto a regularização dos serviços de iluminação pública, que passaram a ser realizados por uma força-tarefa. Essas ações resultaram de esforços e iniciativas exclusivas da Comissão, que promoveram tratativas específicas para atender à demanda da população e resolver a problemática”, disseram. 

Uma nova reunião foi marcada para o dia 26 de junho para avaliar o andamento do serviço e se a empresa cumpriu a promessa de regularizar a demanda de troca de lâmpadas até 16 de junho. Um requerimento solicitando à Prefeitura que entregue ao colegiado um relatório atualizado do atendimento dos chamados, finalizados e em andamento, relacionados à troca de lâmpadas queimadas na reunião, também foi enviado ao Executivo.

“Os membros da Comissão mantêm contato contínuo com a empresa contratada, o Poder Executivo Municipal e, principalmente, com a população interessada, assegurando o acompanhamento e a transparência de todo o processo de regularização da iluminação pública na cidade, assumindo o compromisso com a população limeirense”, destacaram os vereadores.

Comissão

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (SD), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 13h30. Todas as deliberações são registradas em ata.

Registrado em: obras zeladora iluminação denúncia